Totó César quer mais incentivo à prática de esportes para jovens de Cuiabá

PTB Notícias 2/12/2011, 7:03


Cada vez que as crianças, jovens e adolescentes se dedicam à prática de esportes, mais se distanciam do risco de experimentar e até ficar dependentes de tóxicos e entorpecentes.

É base em dados do Ministério da Educação e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que o vereador Totó César, vice-líder do PTB na Câmara de Cuiabá (MT), sugere à Prefeitura Municipal a implantação de Projetos Esportivos de alcance social, como o antigo “Bom De Bola, Bom de Escola” e o “Jovem Talento”, entre outros, esquecidos pela municipalidade.

Por experiência de sua origem no bairro Planalto, região Leste da Capial, Totó César sugere que, a partir do primeiro trimestre de 2012 a Prefeitura coloque em prática projeto piloto em bairros da periferia.

“Depois que começar a atrair, realmente, a nossa molecada, então, o poder público deve expandir o projeto”, sugere o vereador petebista.

“Se a criança está correndo atrás de uma bola, suando a camisa e buscando uma vida saudável, certamente não terá tempo de dar atenção ao “canto da sereia” dos traficantes nem de pensar em como é o efeito das drogas”, argumenta o parlamentar petebista.

“Dados do Ministério da Educação apontam que, comprovadamente, as crianças que dedicam acima de três horas por semana à prática de esportes não se envolvem com drogas antes da vida adulta”, justifica o parlamentar do PTB.

Ao contrário de projetos anteriores, como o Peladão e o Bom de Bola, Bom de Escola, que já chegam “prontos e acabados para execução nas comunidades”, Totó César sugere que os futuros projetos sejam discutidos com as bases populares e organizações sociais.

“As comunidades têm de serem ouvidas para opinar sobre qual modelo de ação esportiva deseja para suas crianças”, completa Totó César.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Click Hoje