Trabalhistas figuram na lista dos mais influentes do Congresso Nacional

PTB Notícias 31/08/2015, 17:43

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta segunda-feira (31/8) a 22ª edição da série “Os Cabeças do Congresso Nacional”.

Na relação dos 100 parlamentares mais influentes do Parlamento neste ano de 2015, o Partido Trabalhista Brasileiro aparece com quatro indicados, sendo três deputados federais e um senador: o líder na Câmara, Jovair Arantes (GO), os deputados Alex Canziani (PR) e Arnaldo Faria de Sá (SP), e o líder no Senado, Fernando Collor (AL).

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades da pesquisa.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destaque para a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Dos parlamentares do PTB que foram inseridos na lista dos 100 Cabeças, Jovair Arantes e Alex Canziani entraram na categoria de “articulador”, e Arnaldo Faria de Sá aparece na categoria de “debatedor”.

Entre os senadores, Fernando Collor foi inserido na categoria de “formador de opinião”.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2015.

Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação.

A lista dos chamados “Cabeças do Congresso” também traz os parlamentares que, para a entidade, estão em “ascensão” no Congresso Nacional.

Para o Diap, o “parlamentar em ascensão” é aquele que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas.

Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

Pode-se afirmar que os parlamentares em ascensão estariam entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional.

Do PTB, figura na lista dos “parlamentares em ascensão” a presidente nacional do partido, deputada Cristiane Brasil (RJ), e os deputados Jorge Côrte Real (PE) e Luiz Carlos Busato (RS).

(http://www.

diap.

org.

br/images/stories/Cabecas_2015.

pdf” target=”_blank) Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM e FM)