Tramita no Senado projeto de JVC para criação do Estado do Gurguéia

PTB Notícias 11/06/2007, 9:56


Já está em tramitação no Senado Federal o projeto de lei de autoria do senador João Vicente Claudino, presidente do Diretório Estadual do PTB do Piauí, que trata da instituição do plebiscito sobre a criação do Estado do Gurguéia, resultado do desmembramento do território piauiense.

A matéria chegou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) daquela Casa no dia 10 de abril.

De acordo com o projeto de João Vicente, a criação do Estado do Gurguéia representa o atendimento do anseio da maioria esmagadora da população que vive no Sul piauiense.

O senador reclama, na justificativa da matéria, que um projeto semelhante foi apresentado na Câmara Federal, mas devido à morosidade na tramitação, uma decisão nunca foi vislumbrada.

Para o parlamentar petebista, as pessoas que ainda se manifestam contrárias ao Gurguéia não tiveram um contato mais próximo com o projeto.

Segundo ele, se discute muito quem vai perder com as transferências de recursos federais, deixando de lado os benefícios da criação do novo estado.

“Eu acho que quem é contra não avaliou direito esse projeto.

O que se levou muito na discussão foi à divisão de transferências federais, eu não olho por esse lado, isso acontece normalmente.

O Gurguéia tem potencial para se autofinanciar, nós temos prioridades bem definidas e um projeto integrado nos dois estados”, defendeu o senador.

fonte: Jornal O Dia (PI)