Transposição do São Francisco deve incluir o Piauí, diz Paes Landim

PTB Notícias 16/08/2011, 9:42


O rio Piauí está agonizando, a sua nascente em Caracol não aparece mais e somente com a transposição das águas do rio São Francisco para as barragens Petrônio Portela e Jenipapo, no Piauí, seria possível tornar perene o rio e garantir uma revolução agrícola e socioeconômica no estado.

O alerta foi feito em Plenário pelo deputado Paes Landim (PTB-PI)”Os nossos rios estão morrendo por falta de um plano de manejo, suas matas ciliares, acabando.

É importante que essa visão deva estar acoplada ao Ministério do Meio Ambiente, cuja omissão dos seus órgãos, sobretudo do Instituto Chico Mendes, é dramática em relação às grandes riquezas ambientais do estado do Piauí”, afirmou.

Paes Landim apelou ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que reforce os estudos sobre as potencialidades da barragem do Jenipapo e dos Tabuleiros Litorâneos, sediados em Parnaíba.

O deputado entende que a Codevasf deveria explorar essas áreas garantindo o aproveitamento da área “com todas as repercussões e impactos sociais, econômicos e culturais”.

Para Landim, a Agência Nacional de Águas deve ser mais utilizada na formulação de políticas públicas para o aproveitamento de recursos hídricos no Brasil, porque é uma autarquia com muito potencial, se devidamente estimulada para estudar nossos recursos hídricos.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações do Jornal da Câmara