TSE divulga relação de filiados e confirma PTB como quinto maior partido

PTB Notícias 20/04/2011, 15:13

Em nova pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral -TSE, envolvendo o período de novembro de 2009 a março de 2011, o Partido Trabalhista Brasileiro -PTB figura como quinto no ranking político, despontando com 1.

158.

185 eleitores filiados.

À frente estão PMDB, com 2.

312.

442 filiados, PT com 1.

392.

858 filiados, PP 1.

367.

970 filiados e PSDB, com 1.

313.

388 filiados.

O destaque está em seu crescimento até o último pleito, novembro de 2010, com percentual de 12,5%, no qual o PTB se mantém entre os quatro grandes partidos em adesões, atrás apenas do PMDB (13,5%), PSDB (13,1%) e PSB (13,0%), o que indica uma trajetória ascendente, superando partidos como o DEM, PDT, PP, PPS e PC do B.

Se compararmos com o aumento no número de eleitores em todo o Brasil, no intervalo dos últimos doze meses, de aproximadamente 2%, de 133,2 milhões para 135, 9 milhões, o Partido acompanha a tendência das maiores taxas verificadas.

Em relação aos maiores colegiados eleitorais, São Paulo continua em primeiro lugar com 30,3 milhões de eleitores, seguido por Minas Gerais, com 14,5 milhões, e Rio de Janeiro, com 11,6 milhões.

Mais uma vez, os menores colegiados apresentaram maior crescimento, Roraima com 6,3%, Amapá com 5,2%, DF e AM, com 3,5% e 3,4% respectivamente, e Acre e Tocantins com 3,3 % cada.

Destaque para o aumento de eleitores brasileiros no exterior, com crescimento de 21,7%, passando de 166 mil para 202 mil.

Um dado relevante é o número de cidadãos filiados a alguma legenda no País ter chegado à casa dos dois dígitos, ou seja, dos 135,9 milhões de eleitores, temos 10,2% agremiados.

O PTB conta com maior número de filiados em São Paulo, 317.

938 (27,4%), Minas Gerais, com 144.

053 (12,4%) e Rio Grande do Sul, com 118.

993 (10,3%), segundo o TSE, após finalizados os dados de março de 2011.

Agência Trabalhista de Notícias (Ivana Souza)