TSE prorroga até 19/10 prazo de inscrições de interessados em testar urnas

PTB Notícias 13/10/2009, 13:36


Em razão da greve dos Correios, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou até o dia 19 de outubro deste ano o prazo de inscrições dos interessados – que serão chamados investigadores – em participar dos testes públicos de segurança das urnas eletrônicas de 2010.

As inscrições, abertas em 11 de setembro, devem ser feitas pessoalmente ou via correspondência registrada, no protocolo do TSE.

O prazo inicial de inscrições terminava no dia 13 de outubro.

Os testes de segurança ocorrerão de 10 e 13 de novembro deste ano no auditório do TSE.

Ao atuarem como verdadeiros “hackers”, os participantes dos testes poderão promover ataques aos componentes do sistema eletrônico de votação para verificar se são falhos ou suscetíveis a violações e fraudes.

Também será uma oportunidade para as comunidades acadêmica e científica e o meio partidário conhecerem em profundidade o sistema em uso pela Justiça Eleitoral.

No ato de inscrição, o interessado deve apresentar junto um plano com uma descrição dos testes que deseja realizar e os equipamentos que pretende utilizar na sua execução.

Os formulários de inscrição e de apresentação do plano estão disponíveis no link específico sobre a realização dos testes no site do TSE na internet.

As inscrições deverão ser feitas das 8h às 19h, nos dias úteis, até 19 de outubro, no setor de protocolo do TSE.

O Diário Oficial da União publicará no dia 26 de outubro de 2009 a relação dos investigadores selecionados para os testes.

O número máximo de investigadores aprovados será fixado pela Comissão Disciplinadora dos Testes, por causa do limite do espaço físico para a execução dos testes.

Os candidatos indicados por partido político, no limite de dois por legenda, terão prioridade, entre outros requisitos, se ocorrer um número elevado de inscrições.

fonte: site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)