Tudo pronto para posse do prefeito de Belém, Duciomar Costa

PTB Notícias 31/12/2008, 20:31


Nesta quinta-feira (01 de janeiro), às 15 horas, na Câmara Municipal de Belém (CMB), será realizada a cerimônia solene de posse do prefeito reeleito de Belém, Duciomar Costa, e do vice-prefeito Anivaldo Vale.

A cerimônia será antecedida pela eleição da nova mesa diretora da Câmara para exercer a direção do Legislativo Municipal no biênio 2009/2010.

Na seqüência, a mesa diretora eleita dará a posse solene a Duciomar Costa e Anivaldo, que seguirão direto para a cerimônia popular que será realizada no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém.

A previsão de chegada do prefeito e do vice ao Palácio Antônio Lemos é às 17 horas.

Na chegada, Duciomar subirá ao palanque montado em frente ao Palácio Antônio Lemos, já com a faixa de prefeito, e seguirá para a tribuna, onde fará um pronunciamento para a população presente ao evento.

Foram distribuídos 350 convites para representantes de diversas comunidades de Belém e seus distritos, mas as portas do Palácio Antônio Lemos também estarão abertas para quem desejar assistir à cerimônia ou cumprimentar o prefeito Duciomar Costa e seu vice, Anivaldo Vale.

POSSE – Na CMB, a solenidade de posse do prefeito e de seu vice será organizada pela direção da Casa.

Durante a cerimônia, o vereador mais votado, Iran Moraes, assumirá a direção dos trabalhos como presidente e convidará um vereador de um partido diferente do seu para assumir o cargo de secretário da mesa.

Este ficará responsável por recolher os diplomas e as declarações de bens dos vereadores presentes, além de entregar, para preenchimento, um termo em que os parlamentares vão declarar não estarem enquadrados nos dispositivos de impedimentos conforme o Artigo 48, da Lei Orgânica do Município de Belém.

É o presidente da mesa que presta compromisso, confirmado por cada vereador presente através de chamada nominal, mas a posse oficial dos vereadores será dada pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), e após essa etapa o presidente declara instalada a Legislatura 2009, passando na seqüência ao processo de eleição da nova Mesa Diretora da CMB.

Após a eleição, a mesa eleita dará posse ao prefeito reeleito, Duciomar Costa, e ao seu vice, Anivaldo Vale.

Na seqüência, o gestor municipal fará o primeiro pronunciamento oficial de seu segundo mandato como prefeito de Belém, onde foi eleito com 59,60% dos votos da capital.

FESTA POPULAR – O prefeito reeleito de Belém, Duciomar Costa, e o vice-prefeito eleito Anivaldo Vale, devem chegar por volta das 17 horas à cerimônia popular a ser realizada em frente ao Palácio Antônio Lemos, sede da PMB.

Ambos passarão em revista às tropas da Guarda Municipal de Belém (GMB) e, em seguida, Duciomar subirá ao palanque montado diante do Palácio, já com a faixa de prefeito, visto que não haverá passagem de faixa por se tratar de um segundo mandato.

O prefeito seguirá para a tribuna junto com o presidente da Câmara Municipal de Belém eleito horas antes, que fará o primeiro pronunciamento como representante do Poder Legislativo.

Do lado de dentro do Palácio estarão posicionados os secretários e seus familiares.

O segundo pronunciamento será realizado pelo vice-prefeito, Anivaldo Vale.

Duciomar Costa encerra os pronunciamentos para a população presente no evento.

Perfil do prefeito Duciomar CostaFormado em Ciências Jurídicas pela Universidade da Amazônia (Unama), concorreu a um cargo eletivo pela primeira vez em 1988.

Chegou à Câmara de Vereadores em uma eleição que, na opinião do próprio Dudu, aconteceu “por vontade de Deus”, já que obteve apenas 1.

384 votos em uma campanha ‘boca-a-boca’ feita sem o apoio de ninguém, mas que lhe garantiu a vitória graças às sobras de votos de legenda.

Com o empenho e o forte trabalho realizado nas ruas, bairros e junto à comunidade Duciomar passou a ser o candidato mais votado nos pleitos seguintes, exceto nas eleições de 2000, quando ganhou a confiança do povo de Belém, com 341 mil votos, e ficou a apenas oito mil votos de conquistar o cargo de prefeito da cidade.

Nas eleições de 1992, Duciomar foi eleito vereador com cinco mil votos.

Em 1994, já concorrendo ao cargo legislativo de deputado estadual, foi eleito com mais de 10 mil votos, e reeleito em 1998 como o deputado mais votado, com 50 mil votos.

O mesmo aconteceu com a sua eleição para o Senado Federal em 2002, em que a expressiva votação de mais de um milhão de votos fez dele o senador mais votado do Pará.

fonte: Assessoria de Imprensa do Prefeito Duciomar Costa