Tuma destaca artigo do arcebispo de São Paulo sobre direitos humanos

PTB Notícias 18/02/2010, 7:36


Ao discursar nesta quarta-feira de cinzas (17/02), o senador Romeu Tuma (PTB-SP) leu artigo do cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, sobre a atualidade do debate em torno dos direitos humanos.

Publicado pelo jornal O Estado de S.

Paulo no sábado (13), o artigo teve como título “Direitos humanos: vamos com calma”.

Em seu texto, o religioso afirma que “o respeito aos direitos humanos ainda não é um fato gerado e consumado”, sendo constatadas diariamente violações desses direitos.

No artigo lido por Tuma, dom Odilo Scherer afirma que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que serve para defesa e promoção da dignidade da pessoa.

Diz ainda que tais direitos são inseparáveis da dignidade humana.

No texto, o cardeal diz temer que o descrédito crescente por que passa a questão dos direitos humanos – constatado pelo aumento da violência, por exemplo -, resulte em grandes prejuízos para a sociedade.

“Esses direitos são primários, não são outorgados por outrem, nem pelo conjunto da sociedade; pertencem à pessoa, por ser pessoa; são inalienáveis e precisam ser, apenas, reconhecidos.

A competência e o dever de fazê-los reconhecer e respeitar são da autoridade constituída, mas também é tarefa de toda a sociedade”, continuou a ler o senador.

Em aparte, o senador Flávio Arns (PSDB-PR) elogiou o colega pelo pronunciamento e lembrou que os direitos humanos incluem o acesso “à educação, saúde, assistência, trabalho, emprego, chances e oportunidades”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Agência Senado