Tuma destaca nomeação de dom Odilo Scherer para Sacro Colégio Pontifício

PTB Notícias 27/11/2007, 8:03


O senador Romeu Tuma (PTB-SP) comemorou a nomeação, pelo papa Bento XVI,de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, para o Sacro Colégio Pontifício.

O cardeal dom Odilo, salientou o senador, ao integrar a instituição, passa a atuar junto ao Papa como conselheiro e colaborador.

Sua tarefa principal será auxiliar o Sumo Pontífice quando convocar o colegiado para examinar questões importantes da Igreja.

Dom Odilo também poderá votar e ser votado nas eleições dos sucessores do Papa.

Romeu Tuma registrou a sua dupla satisfação com a notícia, primeiro, porque com a decisão do Papa o Brasil ganha mais um cardeal – o 18º em sua história – e, depois,por ter sido escolhido um líder da Igreja em sua cidade.

O senador lembrou quem com a nomeação de dom Odilo sobre para quatro o número de participantes brasileiros no Sacro Colégio, do qual já fazem parte dom Cláudio Hummes, dom Geraldo Majella e dom Eusébio Scheid.

Tuma enalteceu, ainda, a nomeação por Bento XVI de dom Emmanuel III Delly, do Iraque, decisão com a qual o Papa, segundo o senador, “evidenciou os próprios anseios”.

– Com incisivas palavras, instou à reconciliação e a paz entre os povos envolvidos na guerra iraquiana.

Lançou convocação geral pelo fim do conflito e pediu que se reafirme a solidariedade de toda a Igreja aos cristãos iraquianos – disse o senador.

fonte: Agência Senado