Tuma homenageia último marechal do país, falecido na quarta-feira

PTB Notícias 15/05/2009, 11:46


Em pronunciamento feito nesta quinta-feira (14/05), o senador Romeu Tuma (PTB-SP) homenageou o marechal do Exército Waldemar Levy Cardoso, que faleceu na quarta-feira (13), na cidade do Rio de Janeiro, aos 108 anos.

Tuma ressaltou que Waldemar era o último marechal vivo no país – o cargo foi extinto em 1967.

– Sempre em defesa da pátria, ele se mostrou uma pessoa idônea, honrada e dedicada, tendo participado dos principais fatos históricos que pautaram a vida nacional, como a Revolução de 1930 – declarou o senador.

Tuma lembrou que Waldemar ingressou aos 13 anos no Colégio Militar do Rio de Janeiro e também estudou na Escola Militar do Realengo.

O senador citou diversos feitos da carreira militar do homenageado, como o comando do 1º Grupo de Artilharia Expedicionário, durante a 2ª Guerra Mundial.

– Foram 48 anos de serviço ativo dedicados ao Exército – disse ele.

O parlamentar destacou ainda que o marechal, após ter ido para a reserva, “continuou trabalhando ativamente”, tendo assumido os cargos de presidente do Conselho Nacional do Petróleo, em 1967, de presidente da Petrobras, em 1969, e de membro do Conselho da Administração da Petrobras, em 1971 (cargo que ocupou até 1985, quando se afastou da vida pública).

Fonte: Agência Senado