Tuma registra ações do Itamaraty na assistência a brasileiros no exterior

PTB Notícias 7/03/2008, 7:57


Em pronunciamento nesta quinta-feira (6/3), o senador Romeu Tuma (PTB-SP) citou dados publicados em estudo do Ministério das Relações Exteriores sobre as comunidades brasileiras no exterior e as ações que o governo brasileiro está programando para o amparo a esse contingente, “que sai do país em busca de trabalho, mas acaba na ilegalidade nos países-destino”.

De acordo com o senador, cerca de 4 milhões de cidadãos brasileiros residem hoje no exterior, a maioria nos Estados Unidos, Paraguai, Japão e Europa Oriental.

Romeu Tuma afirmou que algumas iniciativas objetivando melhorar a assistência aos brasileiros no exterior já foram adotadas.

Em 2007, como resposta às conclusões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre a Emigração Ilegal, o Itamaraty implantou a Secretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior.

O relatório da CPMI recomendava a criação de uma instância governamental de alto nível para cuidar das comunidades brasileiras fora do país, lembrou o senador.

Tuma destacou ainda o lançamento pelo Itamaraty, em 2008, nos Estados Unidos, da Carteira de Matrícula Consular, que deverá beneficiar seus portadores quanto à documentação e facilitação de abertura de contas bancárias, além de dar maior agilidade nos serviços das repartições consulares brasileiras.

– Hoje a política externa está no cotidiano e tem uma influência direta na vida das pessoas, algo que não acontecia há alguns anos – disse o parlamentar.

fonte: Agência Senado