Tupã inaugura melhorias da Biblioteca e Pinacoteca em Prudente (SP)

PTB Notícias 18/02/2016, 11:17


Após grande reforma iniciada na primeira quinzena de novembro, o prefeito de Presidente Prudente (SP), Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB), participou na terça-feira (16/02/2016), da solenidade de Reabertura da Biblioteca Municipal “Dr.

Abelardo de Cerqueira César”, localizada no Centro Cultural Matarazzo e mantida pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Marcos Vinha, vereadores, empresários, secretários, bem como os representantes dos deputados Mauro Bragato e Ed Thomas, Ronaldo Borges e Luis Tiago, respectivamente, dentre outras autoridades municipais.

Durante o ato, o secretário municipal de Cultura, José Fábio de Sousa Nougueira, ressaltou que em mais de 70 anos a Biblioteca nunca recebeu uma reforma como esta.

“Cem por cento tudo novo.

Espaços, acervo, mobiliário.

E é motivo de grande alegria inaugurar o espaço físico da Pinacoteca.

A gente começa a ter o sentimento de missão cumprida, minha equipe fez o melhor que podia fazer porque amamos essa cidade”, exclamou.

O Centro Cultural Matarazzo ganha mais um novo espaço: a Pinacoteca Municipal de Presidente Prudente (PimPP), com um acervo de 200 obras plásticas de artistas brasileiros, sendo elas pinturas, desenhos e gravuras.

No espaço, haverá exposições diferenciadas a cada três meses.

Durante o encontro, foram apresentadas as placas que nomeiam espaços que já funcionavam no Centro Cultural: a Biblioteca Infantil recebeu o nome do escritor Benjamin Resende e o Infocentro presta homenagem ao poeta e ex-funcionário municipal Joaquim Soares de Macedo “Juca Macedo”.

Ambos patronos estiveram presentes no evento.

Ao fazer sua fala, o prefeito também agradeceu a todos enaltecendo que o Matarazzo é considerado um dos dez melhores espaços culturais do Estado.

“Além da importância histórica desse espaço físico é importante que se tenha um local adequado para que se pratique cultura, o que transformou Prudente referência cultural.

O poder público e população civil podem caminhar de mãos dadas.

Aqui, temos investimentos do governo do Estado, do Município e dos cidadãos prudentinos através dos empresários que realizaram doações para o acervo da Biblioteca, além da boa vontade dos funcionários desse espaço, que tiveram a iniciativa de alocar esses recursos junto as mesmos.

A todos, meu agradecimento”.

O Chefe do Executivo ressaltou ainda a importância de se homenagear em vida.

“Seu Juca e Professor Benjamin são pessoas que representam a história de Presidente Prudente, fico muito feliz em homenagear as pessoas que fizeram algo importante e diferente pela cidade ainda em vida”.

ReformaA Biblioteca foi contemplada com R$ 200 mil através do Projeto “Novos Ambientes na Biblioteca Pública” no Programa de Modernização das Bibliotecas Públicas Municipais vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas (SisEB), da Secretaria de Estado da Cultura.

A reforma teve como objetivo melhorar a ambiência da biblioteca, com aquisição de novas estantes, mesas, cadeiras, estofados, ar condicionado e acervo atualizado (70 mil títulos), bem como acomodar e preservar adequadamente o acesso e usuários da biblioteca de forma a atrair novos usuários ao ambiente agradável e confortável.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente Foto: Divulgação/PPP