Tupã inaugura primeira academia adaptada em Presidente Prudente

PTB Notícias 9/06/2014, 15:32

O prefeito de Presidente Prudente (SP), Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB), acompanhado de demais autoridades municipais e estaduais e de pessoas que realmente utilizarão o equipamento público, inaugurou, no sábado (7/6/2014), a primeira Academia Adaptada para Pessoas com Deficiência.

Esta fica no Parque do Povo, próximo a fonte da Avenida Celestino Figueiredo.

Ao todo, são 13 aparelhos adaptados, sendo dez para uso de academia e outros três para parque infantil.

Ainda no local foi instalada uma placa com oito dicas de alongamento, bem como a maneira correta de executá-lo.

De acordo com Tupã, a conquista da academia, proveniente do governo estadual com contrapartida municipal, é mérito da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, comandada por Douglas Kato.

“Ele tem conhecimento de políticas públicas, luta muito.

Fizemos um trabalho diferente, tínhamos a opção de instalar em um bairro longínquo, mas resolvemos pelo Parque do Povo, porque é o primeiro passo da reforma que vamos começar”, pontua.

Segundo ele, Prudente é uma “cidade forte” e está empenhada em relação às políticas públicas para pessoas com deficiência.

“Estamos atuando de maneira que não exista diferença entre as pessoas”, ressalta, abordando também a depredação de equipamentos públicos.

“Este é um grande dilema.

Temos um índice de depredação grande, o que causa prejuízo aos cofres públicos.

E quando nos referimos aos cofres públicos, estamos falando das pessoas que pagam impostos.

O que Prudente já gastou com depredação faríamos, por exemplo, duas UPA”s [Unidades de Pronto Atendimento] ou até mesmo recape de um bairro como Brasil Novo”, complementa.

Conforme Kato, a inauguração foi momento de alegria para todos.

“Conquista importante para cidade e para as pessoas com deficiência.

Todas as quintas-feiras teremos uma profissional aqui que ensinará a maneira correta de utilizar os equipamentos e aprenderá um pouco também com o público.

A inauguração da academia é para todos verem que não há distinção e que todos podem fazer exercícios.

Precisamos muito do Estado ainda para fazermos nossa cidade cada vez mais inclusiva”, frisa.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valmir da Silva Pinto, ao fazer uso da palavra, disse que Prudente tem se destacado em cenário nacional e em muitos outros setores.

“Prudente vive um momento bom.

Este local que a academia foi instalada é privilegiado”, enalteceu.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude e Pessoa com Deficiência, Luiz Antonio Miguel Ferreira, que também marcou presença na inauguração, ressaltou que a inclusão demora algum tempo para atingir sua totalidade, e que “temos” que pensar em Prudente como uma cidade inclusiva.

“Com a academia vamos ver que tem pessoas com deficiência.

Antes elas ficavam em casa, agora vão sair para fazer exercícios.

A academia gera possibilidades, direito de igualdade.

Estamos no caminho certo.

Este é um avanço e ainda teremos muitos outros”, disse.

O secretário-adjunto da pasta de Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, que na oportunidade representou a titular da secretaria, Linamara Rizzo Battistella, e o governador Geraldo Alckmin, disse que o Estado tem notado que as cidades que têm instâncias especializadas avançam muito mais em relação as que não têm.

“Poucas cidades com essa topografia de Prudente conseguem ter essa acessibilidade.

Parabéns!”, elogiou.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Presidente PrudenteFoto: Divulgação