
Tupã reúne-se com comissão avaliadora do 3º Prêmio Cidade Pró-Catador
PTB Notícias 16/11/2015, 7:45
O prefeito de Presidente Prudente (SP), Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB) recebeu, na sexta-feira (13/11/2015), a comissão avaliadora da 3ª edição do Prêmio Cidade Pró-Catador, realizado pela Secretaria de Governo (SG) da Presidência da República.
De acordo com o coordenador-geral de Movimentos do Campo e Territórios da SG, Eduardo Valdoski, Prudente foi uma das selecionadas para receber a visita in loco da comissão para que o conhecimento sobre as iniciativas da cidade no que se refere ao prêmio seja aprofundado.
“Conversamos com o prefeito e com os secretários envolvidos com a iniciativa da coleta seletiva e inclusão social dos catadores.
Vamos conhecer o trabalho realizado pela cooperativa e, após isso, faremos um relatório sobre o que vimos.
Uma comissão selecionará e quatro cidades serão premiadas, sendo que cada uma receberá um prêmio de R$ 120 mil”, explica.
Segundo Valdoski, a comissão avaliadora ficou bastante contente com a iniciativa prudentina.
Para ele, a mesma tem características interessantes, como a inclusão social dos catadores.
“Além do volume de recursos investidos ser representativo, ela [a Prefeitura] garante uma renda bastante importante, já que cada catador recebe salário de R$ 980 mais o recurso que é compartilhado entre os cooperados a partir da venda do material reciclado”, destaca.
O coordenador-geral diz ainda que independente do prêmio, Prudente está de parabéns pela iniciativa.
“Percebe-se que há uma preocupação grande com a inclusão social e produtiva dos catadores.
Isso que é importante.
Sabemos que são pessoas socialmente vulneráveis, então é necessário termos um olhar mais preocupado.
Percebemos que em Prudente, a Prefeitura encara essas pessoas como trabalhadores, e, como tal, procura viabilizar instrumentos para que desenvolvam sua condição de trabalhador”, enaltece.
Ainda no período da manhã, após a reunião no Paço Municipal “Florivaldo Leal”, a comissão seguiu para o Parque do Povo, onde conheceu as lixeiras subterrâneas instaladas no local.
No período da tarde, a visita foi na Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Prudente).
A reunião na Prefeitura contou também com a presença dos secretários de Assistência Social (SAS), Regina Penati, Meio Ambiente (Semea), Wilson Portella, Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, bem como do Assessor para Assuntos Especiais, Abel Brondi, e do engenheiro da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), Jorge Guazzi.
Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente Foto: Divulgação/PPP