Turismo poderá liderar exportações

PTB Notícias 24/05/2006, 18:31

23/05/2006O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, disse nesta terça-feira, 23, em audiência pública, que o setor poderá ser o principal item da pauta brasileira de exportações em 2010 se houver investimentos corretos em infra-estrutura, capacitação de profissionais e divulgação no exterior.

Segundo o ministro, o turismo é hoje o quinto produto que gera mais divisas com exportações para o Brasil.

São 3,8 bilhões de dólares (R$ 8,6 bilhões) a cada ano.

O setor só fica atrás das exportações de minério de ferro (R$ 16,4 bilhões), soja em grão (R$ 12,1 bilhões), automóveis (R$ 9,8 bilhões) e petróleo bruto (R$ 9,3 bilhões).

“O turismo cresce o dobro da economia.

Significa que, se temos um crescimento do Produto Interno Bruto de 5% ao ano, o PIB do turismo cresce 10%.

Precisamos sensibilizar os governos estaduais e municipais para investir no turismo”, afirmou.

DesburocratizaçãoO presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, que promove a audiência sobre turismo na Amazônia, deputado Miguel de Souza (PL- RO), destacou a importância do Congresso na desburocratização do acesso ao Brasil, principalmente no que diz respeito ao visto.

“Não é por que o México endurece com os nossos turistas, por exemplo, que devemos fazer o mesmo com os turistas mexicanos.

Se não há problemas com os turistas estrangeiros, não é preciso haver uma reciprocidade no tratamento ao turista.

Quanto mais facilitarmos o acesso, maior será a visitação estrangeira ao País”, disse, referindo-se à decisão do México, tomada no ano passado, de cobrar vistos de turistas brasileiros.

Agência Câmara