“Uma infraestrutura deficitária impede o crescimento do País”, diz Armando

PTB Notícias 22/09/2011, 16:58


Em aparte ao pronunciamento do senador Clésio Andrade (PR/MG), na última quarta-feira, 21/09/2011, sobre a precariedade do setor de infraestrutura de transportes brasileiro, o senador Armando Monteiro (PTB/PE) ressaltou a importância de se discutir o tema que tem impacto direto no desenvolvimento do país.

“O desafio é pensar a logística de forma integrada e de elevar os investimentos no setor”, destacouSegundo o senador pernambucano, só existem duas alternativas para elevar os investimentos no setor.

“Uma, é elevar a poupança do setor público para que o Estado brasileiro, em todos os níveis, possa aumentar o investimento em infraestrutura.

A outra é estimular a atração da poupança privada, para que ela venha a se somar à poupança do setor público, de modo a que se enfrente a urgência dessas demandas”, explicou.

Porém, lembrou Armando, estes cenários só serão viáveis se o governo assumir uma postura mais firme no controle dos gastos públicos.

“O Brasil tem que enfrentar firmemente essa questão do custo fiscal, do serviço da dívida pública.

Não é possível um país como o nosso gastar 6% do PIB com o serviço da dívida pública.

Nos três últimos anos, pagamos mais de R$ 500 bilhões em juros.

Esse é um desafio que vai exigir um novo arranjo macroeconômico para que o Brasil possa ter taxas de juros mais baixas e elevar a poupança do setor público”, avaliou.

Armando concluiu reforçando a importância de criar estratégias eficazes para a infraestrutura de transporte e logística, para que o país não tenha uma grave limitação no seu crescimento.

“Este tema é fundamental, porque a infraestrutura – particularmente no sistema de transporte e logística -, caso não se estudem alternativas inteligentes e céleres para sanar suas distorções, acaba colocando um constrangimento físico ao crescimento econômico e social do Brasil”, finalizou.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações do site do Senador Armando Monteiro