União dos Palmares (AL) inaugura Programa Territórios da Cidadania

PTB Notícias 26/03/2012, 6:43


O município de União dos Palmares é mais um em Alagoas que passa a contar com o programa Territórios da Cidadania.

A solenidade de lançamento do programa foi realizada na noite da última quarta-feira, 21/03, no auditório do Centro Administrativo Dr.

Antonio Gomes de Barros que teve a presença do prefeito Areski Freitas (PTB), do vice-prefeito Adeildo Sotero, técnicos do Sebrae de Alagoas – responsável pelo programa – e representantes de vários setores da sociedade.

Em seu discurso de agradecimento, o prefeito Areski Freitas, enfatizou a grandiosidade para a classe empresarial do município da implantação da Sala do Empreendedor.

“Quero fazer aqui um agradecimento especial a equipe do Sebrae e aos empresários que são a razão de ser deste momento, desejo que todos busquem o aprendizado e o crescimento”, disse o prefeito, que ainda ressaltou a forte reestruturação do comércio palmarino após a enchente de 2010.

A gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Izabel Vasconcelos salientou que União dos Palmares cresceu muito na área da formalidade e empreendedorismo durante 2011.

“Agora é consolidar estes novos negócios e para que isso seja possível é preciso que se tenha um prefeito parceiro e um município que apoie estas ações como acontece em União”, frisou Izabel Vasconcelos.

“Aproveitem os cursos que o Sebrae aqui oferece”, acrescentou ela.

O vereador Manoel Feliciano (PT) parabenizou o prefeito Areski Freitas, a secretária de Indústria e Comércio, Jaci Lúcia Galvão e a agente de desenvolvimento Neide Mitomari pela contribuição e a parceria com o Sebrae a fim de dinamizar e promover o crescimento do comércio na cidade.

Feliciano mencionou ainda os benefícios que serão conquistados com a aprovação da Lei Geral que deve ser votada dentro de mais alguns dias na Câmara.

Fizeram uso ainda da palavra na solenidade, o vice-prefeito Adeildo Sotero, os gerentes de desenvolvimento Marcos Logo e Neide Mitomari, a secretária Jaci Lúcia Galvão e o palestrante da noite Ronaldo Moraes.

A secretária municipal de Turismo, Izabel Maia Gomes, também se fez presente na solenidade de lançamento do programa em União dos Palmares.

O que é o programaOs Territórios da Cidadania tem a proposta de promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

Foi concebido como um programa de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais direcionado às regiões mais carentes do território nacional, formado por um total de 120 territórios.

Seu papel consiste em ampliar o número de empresas formais atendidas nas localidades abrangidas pelo projeto por meio de capacitações empresariais e acesso a mercados, inovação e tecnologia, bem como a serviços financeiros.

O Sebrae busca ainda fortalecer os setores empresariais que demonstram maior competitividade e capacidade de impulsionar o desenvolvimento do território, além de articular parcerias institucionais e estimular a efetividade de políticas públicas favoráveis às MPE.

Neste caso, por meio da regulamentação e implementação efetiva da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em todos os municípios do território e a partir da formação de uma nova geração de agentes de desenvolvimento organizados em rede.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de União dos Palmares