União dos Palmares promove sua Conferência Municipal de Saúde

PTB Notícias 4/08/2011, 7:53


A Secretaria de Saúde e o Conselho de Saúde de União dos Palmares (AL) promoveram em parceria nesta quarta-feira, 3/8, a V Conferência Municipal de Saúde, que teve como local as dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O prefeito do município, Areski Freitas (PTB), reafirmou seu compromisso de lutar por uma saúde cada vez melhor e cobrou a participação direta da população na construção desta qualidade.

“Estamos fazendo nossa parte, ainda falta muito a fazer, mas tenho certeza de que com a ajuda de todos iremos conseguir fazer muito mais”, frisou.

Em consonância à 14ª Conferência Nacional de Saúde, a conferência de União dos Palmares, visou a impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde.

Foi um momento único de avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a construção da política de saúde nos três níveis de governo.

Isso significa que as decisões na Conferência servirão para avaliar as diretrizes do Plano Municipal de Saúde e a definição de ações que sejam prioritárias a nível municipal, estadual e nacional.

Os palestrantes, técnicos, médicos, agentes de saúde, cidadãos, estudantes (Parlamento Jovem) e outras instituições governamentais e não governamentais participaram da conferência na construção das diretrizes municipais.

Ainda na conferência, cujo tema central foi “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do povo Brasileiro”, foram eleitos delegados municipais que participarão da Conferência Estadual.

“Este é um momento único em que sociedade civil, gestores, prestadores de serviços e trabalhadores estão sinalizando o que é preciso para qualificar o Sistema Único de Saúde, que é um patrimônio de todos”, afirmou a secretária de Saúde, Rimelc Shirley Lins.

Participaram ainda da mesa dos trabalhos o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Adeildo Sotero, o novo diretor da agência do INSS de União dos Palmares, Padre Francisco, o presidente da Câmara, vereador Bruno Praxedes, entre outros.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de União dos Palmares