Valter Araújo espera votar reajuste de 10% ao funcionalismo na sexta-feira

PTB Notícias 3/05/2011, 7:18


A pedido do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Valter Araújo (PTB), o governador Confúcio Moura (PMDB) recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 02/05, presidentes de sindicatos de servidores para negociar a proposta de reajuste salarial.

Na ocasião, os sindicalistas apresentaram a proposta de um aumento imediato de 8% e mais 2% a partir do mês de outubro.

Governo e sindicatos se reúnem novamente às 10 horas da próxima quarta-feira (4/5) para resolver a questão.

Valter Araújo pediu aos sindicalistas e ao governador para que a proposta de reajuste salarial esteja pronta até quarta-feira, para que possa ser votada na próxima sexta-feira na Sessão Itinerante que acontecerá em Vilhena.

O parlamentar explicou que os deputados votarão o que for acordado entre Confúcio Moura e os servidores.

“Queremos chegar a Vilhena com uma posição definida, por isso tenho essa preocupação de que o percentual de reajuste seja definido em comum acordo até quarta-feira”, disse Valter Araújo.

Ao final da reunião, ele conversou com sindicalistas e disse que a proposta de reajuste salarial de 10% pode ser considerada satisfatória.

Durante a reunião com o governador, o presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sinjur), Israel Borges disse que não há como o funcionalismo aceitar um reajuste de 6%.

Ele disse que o menor proposta possível seria a de 8% imediatamente, além de um plano de saúde.

Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Claudir Mata explicou que os servidores reconhecem que neste período do ano a arrecadação costuma cair.

“Mas o governo tem condições de dar os 8% agora e mais 2% em outubro.

Acredito que os trabalhadores podem aceitar essa proposta”, acrescentou.

Confúcio Moura disse que sua equipe estudará o impacto que um reajuste assim causará nos cofres e poderá definir o assunto na reunião da próxima quarta-feira.

Inicialmente alguns sindicalistas pediram que a reunião ocorresse de tarde, mas o governador entendeu que seria melhor conversar logo no período da manhã.

Café da manhãAntes da reunião com os sindicalistas, o deputado Valter Araújo participou de um café da manhã no Palácio Presidente Vargas, em homenagem ao Dia do Trabalhador, ocorrido no último domingo.

Ele agradeceu a Deus por mais um dia de vida e disse que os trabalhadores têm o que comemorar, porque diversas leis foram aprovadas garantindo um grande número de conquistas e também há governantes defendendo os direitos de quem trabalha.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Nortão