Valter Pereira faz balanço das atividades da CPI do Leite em Rondônia

PTB Notícias 22/12/2008, 12:17


(http://www.

ale.

ro.

gov.

br/noticias/acao-da-cpi-do-leite-consegue-avancos-positivos-na-comercializacao-entre-produtores-e-industria/image/image_view_fullscreen) O relator da CPI do Leite naq Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Valter Araújo, faz um balanço das ações desenvolvidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito responsável em apurar a comercialização do leite e derivados e a eventual formação de cartel neste setor.

Segundo ele, o principal avanço consiste na formação do Conselho do Leite e na redução imediata do prazo para pagamento aos produtores por parte das indústrias.

Com pouco mais de sessenta dias de atividades, o deputado Valter Araújo destaca que a CPI do Leite alcança resultados altamente positivos, pois paralelo ao trabalho investigativo, sempre esteve e estará também atuando no sentido de se buscar a conciliação entre as partes, ou seja, entre produtores e laticínios.

O relator Valter Araújo anunciou que graças ao trabalho da CPI foi possível revitalizar a Câmara Setorial do Leite, organismo ligado a Secretaria Estadual da Agricultura, e que resultou ainda, durante reunião na sede da Ceplac, na implantação do Conselho do Leite, entidade esta que passa agora a regular a comercialização do produto e seus derivados no âmbito do Estado de Rondônia, e que irá ser um importante mecanismo ainda, para estabelecer os custos da cadeia produtiva deste setor.

Ainda de acordo com o deputado Valter Araújo o Conselho do Leite como organismo estratégico do setor leiteiro, oportunizará uma avaliação mais concreta sobre o trabalho desenvolvido pelos produtores, cujos resultados serão positivos para todos – produtor, laticínios, e consumidores.

O relator da CPI, deputado Valter Araújo, afirmou que após o fim do recesso parlamentar apresentará um pré-relatório dos trabalhos.

“Esse pré-relatório será apresentado à comissão.

Somente após lido na comissão, pretendemos encaminhar com as devidas recomendações para análise do plenário”.

Ele considera até o momento um saldo positivo dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos, adiantando ser essencial a transparência nas relações entre produtores e indústria, para garantir uma negociação justa para ambas as partes, e desta forma acabar definitivamente com os conflitos existentes.

Nesta “guerra”, observou, disse ser preciso também que o consumidor final seja respeitado comprando um produto com preço justo.

Para que o mercado do leite se acalme, declarou o deputado é preciso disciplinar as relações comerciais; profissionalizar o mercado; estabelecer o processo democrático de negociação; e transparência quanto aos custos do produtor e da indústria.

Procedendo assim, concluiu, se acabará com a disputa predatória dentro da cadeia produtiva do leite em Rondônia.

A CPI do Leite é presidida pelo deputado Jesualdo Pires.

fonte: site da Assembléia Legislativa de Rondônia