Venezuela está fora do tom mundial, diz Mares Guia

PTB Notícias 5/06/2007, 9:08


O ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, disse nesta segunda-feira, 4, que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está “fora do tom mundial” ao não renovar a concessão da emissora de rádio e TV de Caracas, a RCTV.

“A imprensa livre é um dos fatores fundamentais da democracia.

A justiça funcionando e as instituições funcionando são características de um País moderno”, afirmou.

Ao ser questionado se a Venezuela estaria restringindo a liberdade de imprensa, respondeu: “no momento em que um poder restringe que uma cadeia de televisão tenha uma concessão, este país está fora do tom mundial de abertura (democrática)”.

O ministro lembrou que o presidente Lula já deu o “recado” a Chávez para que este cuidasse dos assuntos da Venezuela e não fizesse críticas ao Senado brasileiro.

Na semana passada, Lula evitou falar sobre a decisão de Chávez.

“É um problema da legislação e do governo da Venezuela”.

Porém, fez uma veemente defesa da democracia e da liberdade de expressão sem, no entanto, citar diretamente o problema ocorrido no país vizinho.

No dia 30 de maio, o Senado Brasileiro aprovou uma moção em que pedia a Chávez para reconsiderar a decisão de não renovar a concessão da RCTV.

Contrariado com a atitude, Chávez disse que o Brasil ´tem um Congresso que “repete como um papagaio” o que diz o Congresso americano.

Em resposta, Lula disse que Chávez “tem que cuidar da Venezuela”.

fonte: Agência Senado