Vera Castelo Branco busca informações sobre desaparecidos em Humaitá

PTB Notícias 29/01/2014, 8:17

A deputada e 2ª secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Vera Castelo Branco (PTB), realizou visita ao coronel Dovanil Camargo, chefe de Estado-Maior da 12ª Região Militar, juntamente com o pastor Adeilson Sales, buscando informações técnicas sobre as pessoas desaparecidas no município de Humaitá, num conflito envolvendo a população indígena que habita o local.

A visita da deputada teve como objetivo se solidarizar com as famílias dessas pessoas que estão desaparecidas e passam por momentos de angústia e desolação uma vez que, até a presente data, nada de concreto sobre o que aconteceu foi esclarecido para os familiares e a população amazonense.

Segundo informações repassadas à deputada petebista, o conflito entre brancos e índios na região se intensificou desde o dia 25 de dezembro, quando manifestantes residentes no município de Humaitá depredaram as sedes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e atearam fogo contra 11 carros do órgão.

Os moradores do município acusam os indígenas de estarem por trás do desaparecimento desses três homens, vistos pela última vez adentrando a reserva e continuam desaparecidos.

Segundo os manifestantes, o desaparecimento seria uma retaliação à morte do cacique Ivan Tenharim, cujo corpo foi encontrado na beira da estrada com hematomas em grande parte do corpo e um ferimento em sua cabeça.

As suspeitas são de que ele teria sofrido um acidente de motocicleta, mas as causas e circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas o que está deixando a população tensa e em busca de uma resposta sobre o desaparecimento dessas pessoas.

Os desaparecidos são o professor Stef Pinheiro de Souza, o técnico Aldeney Ribeiro Salvador e o representante comercial Luciano Ferreira Freire.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa do AmazonasFoto: Assessoria da deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM)