Vera Castelo Branco ouve reivindicações de indígenas do Alto Solimões

PTB Notícias 27/03/2011, 8:12

Os vereadores indígenas dos municípios amazonenses de Tabatinga, Mendário Gaspar (DEM) e Sebastião Ramos Nogueira, o Sabá Nogueira (PSL), acompanhados de caciques e representantes de comunidades indígenas da etnia tikuna, do Alto Solimões, estiveram na última quinta-feira (24/03/2011) no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) cobrando uma série de reivindicações para as comunidades indígenas de Belém do Solimões, Umariaçu e Urique.

O grupo foi recebido pela deputada estadual Vera Lúcia Castelo Branco, do PTB amazonense, que cobrou do governo do Estado, em nome do povo indígena dessas comunidades, o atendimento das reivindicações, entre elas, a representatividade na Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Seind), instalação da balsa de atracação, asfaltamento de ruas e escola com quadra poliesportiva para a comunidade Belém do Solimões, além de uma casa de apoio em Tabatinga para abrigar indígenas das comunidades.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Tabatinga, o vereador Mendário Gaspar, da comunidade Belém do Solimões reafirmou a importância da construção de uma casa de apoio para os indígenas que saem das comunidades para a sede do município.

O vereador diz que os indígenas querem apresentar um documento com as reivindicações ao governador Omar Aziz.

Sabá Nogueira e o cacique de Umariaçu falaram com a deputada Vera Lucia da necessidade de instalação de poços artesianos nas comunidades indígenas, uma das ações urgentes para evitar casos de doenças.

Caciques das comunidades de Belém do Solimões e Urique, Carlos Albino Santana e Bernaldo da Cruz Mendes, respectivamente, além de lideranças indígenas do Alto Solimões também integravam o grupo.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Assembléia Legislativa do Amazonas)