Vera Castelo Branco solicita correição eleitoral em Careiro Castanho (AM)

PTB Notícias 5/08/2013, 19:44

A comarca do Careiro Castanho, no último fim de semana, recebeu a visita de equipes de correição, da Corregedoria Regional Eleitoral do Amazonas para analisar o andamento dos processos físicos que tramitam nos cartórios, onde a correição presencial deve ocorrer, em torno de uma semana, para ser concluída.

A solicitação de correição eleitoral foi feita pela deputada estadual e 2ª Secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Vera Castelo Branco (PTB), para verificar a existência de erros, abusos e ou irregularidades na prestação de serviços eleitorais e determinar a adoção de providências saneadoras.

A deputada entrou com o pedido depois de receber denúncias de que a quantidade de eleitores ativos desse município não condiz com sua realidade populacional, ou seja, grande parte da população votante são pessoas de fora e que não possuem mais vínculo com a cidade, transformando-se apenas em voto de troca, aparecendo por lá, apenas para votar em troca de algum favor.

“São tipos de situações que não podem mais ocorrer”, alertou.

De acordo com Vera, a correição eleitoral é uma competência que tem como objetivo verificar essas irregularidades, por isso, “solicitei essa correição eleitoral, que tem como finalidade a busca de um trabalho de averiguação da veracidade dos fatos apurados, inspecionando todos os processos concernentes ao caso em questão”, observou.

Vera Castelo Branco explicou ainda, que o objetivo, primordial dessa correição, é o de conferir à toda a sociedade a possibilidade de exercer, com segurança, o direito, constitucionalmente garantido, de ser cidadão.

Nesse sentido, a petebista apresentou requerimento à Mesa Diretora da Aleam para que procedesse o encaminhamento de expediente sob a forma de indicação ao governador Omar Aziz (PSD) e, à corregedora Regional Eleitoral do Amazonas, desembargadora Socorro Guedes, para que solicitassem a correição nos cartórios eleitorais do município do Careiro Castanho, o que foi feito em atenção à sua solicitação, estando a Corregedoria agora trabalhando para corrigir as irregularidades que possam existir.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Assembleia Legislativa do AmazonasFoto: Aleam