Vera denuncia situação de abandono de municípios do Alto Solimões

PTB Notícias 5/05/2014, 18:14


A viagem empreendida pela deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM) à região do Alto Solimões, especificamente nos municípios de Uarini, Maraã, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, Benjamin Constant e Tabatinga, foi destacada por ela no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com Vera, durante sua estada nesses municípios, ela esteve em visita a três comunidades indígenas: Belém do Solimões, Umariaçú e Feijoal, onde, disse a parlamentar, pode verificar a situação de abandono em que se encontram.

“Na maioria dos municípios visitados é gritante a falta de infraestrutura nas áreas de saúde, educação, segurança dentre outras, ocasionando uma reclamação geral por parte da população, vereadores e lideranças locais, devido à falta de atenção dos governos estadual e federal”, assinalou.

A deputada observou que a maioria das ruas dos oito municípios e das três comunidades indígenas visitadas estão totalmente danificadas, não há saneamento básico, além de não haver água potável nas sedes dos municípios.

“Recebi reclamação por parte dos cidadãos do município de Santo Antônio do Içá, denunciando essa situação lamentável.

Eles nos cobraram uma posição de ajuda, junto ao governo do Estado, para que contorne esse problema levando água de qualidade para o povo”, relatou.

Vera destacou um dos pedidos apresentados é o de perfurações de poços artesianos, ou seja, que de alguma forma se encontre solução para esse problema que veem enfrentando os cidadãos que habitam as sedes dos municípios.

“Agora imaginem as pessoas que moram nas comunidades rurais e que não têm água tratada para beber e cozinhar os alimentos.

Essa é uma situação triste e que nos deixou preocupados, pois vimos o que está acontecendo e vamos buscar junto ao governo do Estado encontrar uma solução para dar melhor condições de vida para esses cidadãos, que estão carentes de políticas públicas nesses locais”, lamentou.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Divulgação