Vera Gorgulho debate propostas de maior participação da mulher na política

PTB Notícias 8/07/2009, 18:47

A presidente do Diretório do PTB Mulher no Rio de Janeiro, Vera Gorgulho, representou nesta terça-feira (07/7), em Brasília, a Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, na reunião do Forum Nacional de Instâncias de Mulheres dos Partidos Políticos.

Durante o encontro foi discutido o anteprojeto de Reforma Eleitoral que está sendo debatido na Câmara dos Deputados, e as propostas das mulheres para combater a sub-representação feminina no Poder Legislativo.

Segundo lembrou Vera Gorgulho, um levantamento recente da União Interparlamentar constatou que as mulheres brasileiras representam apenas 9% da composição parlamentar do Congresso Nacional.

De acordo com o estudo, o Brasil está apenas na 142ª colocação no ranking de 188 países em relação à representatividade feminina no sistema político nacional.

“É preciso que o Congresso Nacional aprove uma reforma eleitoral que adote uma política de cotas efetiva, e que de fato não só garanta mas também promova uma maior participação das mulheres na política.

O PTB Mulher, por orientação de nossa Presidente Nacional Cristiane Brasil, assim como do próprio Presidente Nacional, Roberto Jefferson, está engajado na luta para que o projeto que ora se discute na Câmara contemple as emendas que irão atender aos anseios das mulheres”, afirmou Vera.

A presidente do PTB Mulher do Rio de Janeiro lembra que as propostas de emendas ao projeto de reforma eleitoral formuladas pelas mulheres garantem não só a representação de 30% de candidaturas femininas em eleições, mas também maior participação no rateio do fundo partidário e garantia de tempo de TV.

O projeto de reforma eleitoral está sendo votado nesta semana na Câmara dos Deputados.

Agência Trabalhista de Notícias