Vera manifesta preocupação com situação do Luz para Todos no Amazonas

PTB Notícias 17/09/2013, 17:49

Preocupada com a situação das comunidades que estão sem energia no interior do Amazonas, principalmente nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), a deputada Vera Castelo Branco (PTB) vai apresentar requerimento à Assembleia Legislativa, a ser encaminhado ao Ministério das Minas e Energia, para que informe a situação do programa Luz para Todos no estado.

De acordo com a deputada, o programa no Amazonas está uma “balela”, segundo informações de vereadores e moradores das comunidades que passam por situação difícil devido à falta de energia elétrica.

Vera recebeu a visita do vereador Francisco Soares “Fiúza” (PSDB), de Autazes, que denunciou a situação de descaso de algumas comunidades onde a energia não consegue estabilizar devido a capacidade da unidade de distribuição não ser suficiente para atender a demanda.

Fiúza pediu ajuda à deputada, nesse sentido, para que interceda junto aos órgãos competentes e encontrem uma solução, haja vista que as comunidades estão tendo prejuízo, pois a energia não consegue se manter nem por 12 horas e os produtos estocados em freezers acabam se deteriorando.

A deputada esteve no domingo com o vereador Fiúza, o prefeito Vanderlan Sampaio (PMDB) e a primeira-dama Daniele na comunidade Novo Céu, em Autazes, para a reunião inaugural da Associação das “Marias do Novo Céu”, onde foi anunciado pelo prefeito a parceira com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para a abertura de cursos profissionalizantes.

Contudo, disse a deputada, o foco da reunião voltou-se para reclamações em torno da questão energética com várias lideranças pedindo que a deputada fosse a porta-voz de seus interesse junto à Amazonas Energia e governo federal, pois a situação está caótica e eles não têm mais a quem reclamar.

A deputada lamentou não poder comparecer no movimento ocorrido no Km-53, da estrada de Autazes – AM-254 –, mas que o ato recebia seu apoio, pois estava ligado à falta de energia elétrica nas localidades de Bom Jesus, Vista Alegre, Boa Esperança, Novo Céu, Terra Preta, Monte Sinai, dentre outros.

O protesto incluía ainda pedidos de asfaltamento dos ramais entre os km 39 a 72 e a presença freqüente de médicos no posto de saúde.

Vera Castelo Branco esteve ainda no Manaquiri, onde participou, a convite do prefeito Aguinaldo (PRTB), de uma reunião com vereadores para tratar de convênios que está encaminhando ao governo para abertura de ramais e construção de uma creche.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Elisa Garcia Maia/Aleam