Vera pede ao governo do AM implantação de CAIC em Rio Preto da Eva

PTB Notícias 13/06/2013, 15:52

A viabilização de um estudo técnico no sentido de implantar um Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) para realizar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes de 0 a 13 anos em Rio Preto da Eva (a 78 Km de Manaus) foi solicitada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), em forma de indicação ao governo do estado, pela deputada Vera Castelo Branco (PTB).

A parlamentar espera com a viabilização desse estudo no município oferecer, também, total acesso à prevenção e à cura de doenças que ocorrem na infância, pois essas unidades de saúde oferecem consultas médicas, odontológicas e psicológicas, teste do pezinho em crianças de 0 a 30 dias de vida, além de vacinação, nebulização, reidratação oral, exames laboratoriais e medicação.

De acordo com a deputada, a exemplo de alguns outros projetos que são considerados essencialmente indispensáveis ao desenvolvimento humano das famílias amazonenses, os CAIC”s representam grande progresso para a saúde pública estadual.

Contudo, assinalou Vera, esse programa tem ainda o seu alcance limitado e restrito apenas à capital Manaus e, isso, de alguma maneira deixa “desguarnecidos nossos municípios onde a população infantil tem crescido bastante, bem como o índice de doenças que a afeta”.

Para Vera Castelo Branco, esse projeto que criou os CAIC”s cumpre com as determinações elementares asseguradas na Constituição Federal no que diz respeito à saúde da criança.

Ela explicou que sua expansão ao interior do estado contemplaria os municípios não apenas com uma melhor qualidade de vida, mas também “desafogaria” os hospitais e prontos-socorros regionais que possuem uma demanda de atendimento muito alta nos municípios amazonenses.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Assessoria