Vera propõe captação e tratamento de águas nos municípios amazonenses

PTB Notícias 6/05/2013, 10:20


Preocupada em levar o melhor para a população, a deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB-AM) está propondo, através de um projeto de lei, a criação e implantação de um programa de captação e tratamento de águas nos municípios amazonenses para atender as necessidades da população.

De acordo com a petebista, conforme estudos técnicos demonstram, “a água que serve de consumo à população do interior do estado não apresenta qualidade satisfatória para sua utilização, tampouco tem recebido investimentos a contento para a melhoria de captação e tratamento do precioso líquido no setor”.

Explicou a deputada que o estado possui grande reserva de água doce, mas as comunidades interioranas experimentam inúmeras dificuldades para usufruir de água com qualidade.

Na maioria dos municípios do interior, disse Vera Castelo Branco, sobretudo nas comunidades rurais, “existe a ocorrência de várias enfermidades, principalmente em crianças, ocasionadas pela utilização de água imprópria, ou seja, sem tratamento e que faz mal para o consumo humano, além de outro fator que é o difícil acesso à água tratada”.

A fim de encontrar solução para essa problemática que ocorre no interior, Vera Castelo Branco está propondo à Agência Nacional de Águas (ANA) a criação de um projeto que viabilize água de melhor qualidade para o interior do Amazonas, defendendo a tese de que “a água é um bem precioso, relativamente abundante e imprescindível para a vida”.

Para Vera, o acesso à água tratada é um direito de todo cidadão e cabe aos órgãos competentes desenvolver tecnologias apropriadas para o tratamento da água das populações interioranas, principalmente as mais desamparadas, além de realizar um controle rígido de distribuição para que esta chegue até ao consumidor com qualidade apropriada.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Assessoria da deputada Vera Castelo Branco