Vera propõe estudo para Centro de Convivência para Deficientes em Autazes

PTB Notícias 11/06/2013, 16:53

O município de Autazes (a 113 km de Manaus) em breve poderá ser dotado de um centro de referência em atendimento à pessoa com deficiência.

Proposta nesse sentido foi apresentada pela deputada Vera Castelo Branco (PTB), 2ª Secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em forma de indicação ao governador Omar Aziz (PSD) e à secretária de Estado dos Direitos com Deficiência (SEPED), Vânia Suely de Melo e Silva.

A proposta é justificada no sentido de que os projetos que visam, hoje, garantir a inclusão social de pessoas com deficiência no estado, além de insuficientes, não atendem, a contento, as expectativas dos cidadãos portadores de deficiência, tampouco de suas famílias.

Para a deputada, “todo mundo apregoa que todos os seres humanos são iguais e que todas as pessoas devem ser reconhecidas como seres integrais, dignos, com direitos à integridade física e moral.

Que todos os seres humanos merecem liberdade, paz e justiça, mas o que se vê é bem o contrário”.

Segundo Vera Castelo Branco, é senso comum, também, que as sociedades e seus governos devem assegurar aos seus cidadãos a igualdade de oportunidades em todas as situações de vida, para que eles possam desenvolver seus potenciais, incluindo, cuidados especiais para com as pessoas que apresentam mais dificuldades, porém, são muito escassos os projetos que, efetivamente, atendam às necessidades dos portadores de deficiência de todo gênero.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Assembleia Legislativa do AmazonasFoto: Aleam