Vera propõe portas giratórias com detector de metais em bancos no AM

PTB Notícias 6/06/2014, 16:19

Com o objetivo de promover a segurança das pessoas e impedir o acesso de pessoas armadas às agências bancárias e, com isso, coibir a ação de criminosos, a deputada Vera Castelo Branco (PTB) apresentou nesta semana, à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), projeto de lei dispondo sobre a obrigatoriedade da instalação de um Sistema de Segurança de Portas Giratórias, com detector de metais, nas instituições bancárias ou locais que funcionem como correspondentes bancários no Estado.

Vera justifica a apresentação de seu projeto ao fato de que a cada dia os problemas relacionados à segurança têm se tornado uma das principais preocupações da população, aumentando a violência no Estado.

“Infelizmente, a violência é uma das palavras que mais se ouve e que mais se fala nos dias atuais, principalmente quando se refere às agências bancárias e às casas lotéricas, que, ao longo dos anos, se transformaram em postos bancários, pois fornecem serviços de saques, depósitos, empréstimos, pagamentos de aposentadoria e pensão, contas de telefones, água e energia elétrica e não possuem normas de segurança, pondo em risco a vida de funcionários e pessoas que utilizam tais serviços”, observou.

A parlamentar ressaltou que, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a estatística nacional sobre assaltos a bancos, consumados ou não, indicou 422 ocorrências em 2011, um crescimento de 14,36% em relação a 2010.

“Um número preocupante e com tendência a um aumento vertiginoso que deixa os bancários apreensivos.

Os sindicatos são unânimes em dizer que o aumento dos assaltos está diretamente relacionado com a retirada de portas giratórias pelos bancos e também pela a inauguração de novas agências sem o referido equipamento.

As primeiras portas giratórias foram instaladas nas décadas de 80 e 90, já nessa época, com o intuito de reduzir a ação dos criminosos, que nem se comparava com a realidade de hoje”, relatou.

Portanto, assinalou a deputada, a instalação do sistema de segurança de portas giratórias com detector de metais, além de promover a segurança, por ser um mecanismo utilizado para evitar assaltos em agências bancárias, fundamental na atual conjuntura, visa minimizar o estado de vulnerabilidade vivenciado pelos funcionários e cidadãos que obrigatoriamente têm que trabalhar e utilizar os serviços bancários e estabelecimentos que funcionem com os mesmos fins.

“Pois, o perfil dessas pessoas ao adentrarem em um estabelecimento dessa natureza é de incerteza, medo e insegurança”, disse.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Divulgação