Vera quer mais comunidades incluídas no programa ‘Luz para Todos’

PTB Notícias 2/05/2013, 13:45


O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica Luz para Todos (Luz para Todos), instituído pelo Decreto nº 4.

873, de 11 de novembro de 2003, e alterado pelo Decreto nº 6.

442, de 25 de abril de 2008, que tem como finalidade principal prover o acesso à energia elétrica à totalidade da população do meio rural brasileiro é uma preocupação constante da deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB-AM).

A parlamentar enfatizou que vem lutando de forma incansável para garantir cada vez mais que as comunidades dos municípios amazonenses sejam incluídas no projeto que leva desenvolvimento às localidades, propicia a geração de emprego e renda, melhora a qualidade de vida ofertando mais oportunidades, além de levar para o interior do Amazonas mais obras e serviços.

“Temos o compromisso de fazer com que os benefícios desse programa do governo federal cheguem a quem mais precisa, pois o acesso às políticas públicas emancipa e confere dignidade às famílias”, disse Vera Castelo Branco, afirmando que o programa “Luz para Todos” vem alterando a paisagem e o comportamento das pessoas do interior do Amazonas.

Essa transformação tem interferido até na autoestima dos beneficiários do programa.

“Todavia, muitas localidades, inclusive próximas à capital Manaus, não possuem energia elétrica, um absurdo que não podemos deixar continuar”, observou a deputada.

Um exemplo típico desse descaso está na comunidade de Palmares, no município de Tabatinga, que ainda não teve o privilégio de ser contemplada com a energia elétrica do “Luz para Todos”.

“Esse programa, além de levar energia à população rural, oferece soluções para utilizá-la como vetor de desenvolvimento social e econômico em comunidades de baixa renda, contribuindo para a redução da pobreza e para o aumento da renda familiar.

O acesso à energia facilita a integração aos serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento, bem como aos programas sociais do governo federal.

“BenefíciosAo viabilizar o acesso à energia elétrica, o programa favorece a permanência das famílias no campo, melhorando a qualidade de vida.

Com a chegada da energia, as famílias adquirem eletrodomésticos e equipamentos rurais elétricos, o que permite o aumento da renda, a melhoria do saneamento básico, da saúde e da educação, fortalecendo o capital social dessas comunidades.

Estima-se que, aproximadamente, 300 mil empregos diretos e indiretos são gerados em conseqüência da implementação do “Luz para Todos”, uma vez que é dada prioridade ao uso da mão-de-obra local e à compra de materiais e equipamentos nacionais fabricados nas regiões próximas às localidades atendidas.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM)Foto: Assessoria da deputada Vera Castelo Branco