Vera recebe comitiva indígena em busca de melhorias para comunidades

PTB Notícias 21/05/2014, 7:57


A deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB-AM) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a visita de uma comitiva indígena do município de Benjamin Constant (distante 1.

121 km de Manaus), oriunda das comunidades de Feijoal, Porto Alegre, e Nova Aliança.

A comitiva estava composta pelo vereador Ofir Marcolino (PSDC-Feijoal), pelo Cacique José Demétrio (Feijoal), Valter Lima Inácio (Porto Alegre), Alexandre Silva Lopes (Feijoal) e Luiz Torres Rodrigues (Nova Aliança).

Dentre as principais reivindicações estava a relacionada ao “Programa Luz Para Todos”, da Eletrobras Amazonas Energia para essas comunidades como bem definiu Ofir Marcolino.

Eles querem que seja estabelecida uma usina independente para a comunidade de Feijoal para evitar os casos de sobrecarga de energia como já vem ocorrendo em outras comunidades.

Eles não querem ser “trificados” por Benjamin Constant.

Ofir afirmou que a cerca de 10 dias esteve em Feijoal uma equipe da Amazonas Energia para avaliar o lugar onde será instalada a nova usina.

Eles estão com todos os documentos em dia, inclusive, com um abaixo-assinado da comunidade que garante o local para a construção.

“O que eles não querem é que essa energia venha de Benjamin Constant, pois até chegar a Feijoal haverá muitos problemas, inclusive, queda e energia”, disse Ofir.

Outra demanda levada pela comitiva foi em relação ao asfaltamento da comunidade de Feijoal até a Cidade Nova.

Documento solicitando esse serviço foi entregue à deputada Vera que se comprometeu a entregar ao governador José Melo (PROS) assim que volte de Brasília.

Eles pediram providências da deputada no sentido de levar ao conhecimento do governador a falta de responsabilidade da Empresa Kairos Construção que há dois anos ganhou a licitação para a construção de uma escola do governo e até hoje nada foi feito.

Eles reivindicaram ainda da deputada a implantação de uma balsa para transportar as pessoas dessas comunidades até Benjamin Constant para receber aposentadorias, bolsa família e outros benefícios, pois hoje o transporte existente é precário e não dá para atender a todos, além de assaltos.

Finalizando reivindicaram uma ação eficaz para por fim a um problema que vem atormentando a vida da comunidade que é o consumo de álcool e drogas.

Segundo Ofir próximo à comunidade de Feijoal existe uma comunidade que não é indígena que leva até eles drogas viciando a juventude de Feijoal.

Eles solicitam por intermédio a deputada uma audiência com a Polícia Federal para tratar desse assunto e encontrar uma solução.

A deputada Vera Castelo Branco se prontificou em buscar solução para atender a todos os pleitos, inclusive, levando as demandas para conhecimento do governador José Melo em atendimento ao pleito dos indígenas.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM) Foto: Divulgação