Vereador Alfonso Bruzamarello discute controle populacional de animais

PTB Notícias 10/05/2014, 9:22

O vereador de Francisco Beltrão (PR), Alfonso Bruzamarello (PTB), convidou profissionais da área sanitária do município para avaliar e iniciar a construção de normativas públicas eficazes e aplicáveis no que diz respeito a regulamentação do controle populacional, criação, adoção, comercialização, bem como cuidados sanitários do controle das zoonoses.

O encontro foi realizado nesta quinta-feira, 9/5, na Câmara, e participaram Bernardete de Souza, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária da prefeitura, Dalva Colling, Inspetora Sanitária, Mayra de Oliveira, médica veterinária da 8ª Regional de Saúde, e Anderson Damasceno, presidente da Ong Arca de Noé.

Na avaliação dos participantes, existem vários enunciados, projetos de lei, normativas e leis tratando do assunto, mas ineficazes ou de difícil aplicabilidade.

Inclusive algumas precisam ser regulamentadas pelos órgãos administrativos.

Também avaliam que formular normativas não é difícil porém, mesmo quem as editam não executam.

Na avaliação do grupo é preciso estudar e formalizar através de uma ampla reforma as normativas municipais, suprimindo, modificando e incluindo dispositivos que visam tornar a lei executável e que possa resultar em ganhos significativos para a saúde pública e para o bem-estar dos animais.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Aqui Sudoeste online Foto: Divulgação