Vereador Anilton Freitas propõe incentivo à prática de xadrez em Lages

PTB Notícias 6/08/2014, 15:21


O presidente da Câmara Municipal de Lages (SC), vereador Anilton Freitas (PTB), encaminhou ao prefeito Elizeu Mattos (PMDB) a moção legislativa 169/2014, aprovada na sessão de segunda-feira (4/8/2014) da Câmara, sugerindo a realização de um campeonato de xadrez no Parque Jonas Ramos (Tanque).

Anilton acredita que além de promover motivação social, possibilitando que grupos se tornem amigos e se encontrem regularmente para prática do jogo de xadrez em ambiente no qual as disputas e rivalidades podem existir de forma totalmente desconexa de outras relações entre os jogadores.

“O xadrez é capaz de estimular o hábito de refletir antes de agir, bem como, preparar o indivíduo para aprender a arcar com as responsabilidades dos seus próprios atos”, defende.

Os jogadores de xadrez, sob o ponto de vista emocional, estimula as atividades intelectuais e estabiliza a personalidade de crianças e jovens durante a sua fase de amadurecimento.

Também são estimulados o raciocínio lógico e a capacidade de realizar cálculos.

“As chances de um jovem que pratica atividades como o xadrez se envolver com drogas, vícios e criminalidade diminuem e, muito”, esclarece o parlamentar amparado por estudos que comprovam tal afirmação.

Mas, não são somente os jovens e as crianças são beneficiados pela prática do xadrez.

Adultos tem melhor desempenho em suas atividades profissionais e os idosos conservam e desenvolvem uma capacidade mental muito maior com a prática do xadrez.

Considerando que o Parque Jonas Ramos (Tanque) já possui mesas de xadrez, o vereador sugere a realização de um campeonato de xadrez, o que possibilitará a prática do esporte e a interação de diversas faixas etárias.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de LagesFoto: Divulgação/Câmara Municipal de Lages