Vereador Antonio Aguiar denuncia poluição no rio Poti, em Teresina (PI)

PTB Notícias 17/10/2013, 7:06


Com o apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros, o vereador de Teresina (PI) Antonio Aguiar (PTB) realizou uma expedição náutica para denunciar a poluição excessiva e a presença de uma grande quantidade de dragas ao longo do rio Poti.

Apenas nos primeiros 20 minutos de percurso, o vereador afirma ter observado a presença de doze dragas, ferramentas utilizadas para retirar areia de dentro do rio e que coloca em risco a vida dos trabalhadores responsáveis por sua operação, bem como das pessoas que se arriscam a tomar banho no leito do Poti.

De acordo com o sargento Nunes, do Corpo de Bombeiros, os chamados “maraqueiros”, que controlam a draga, chegam a ficar aproximadamente uma hora submersos, em profundidades de até dez metros, respirando apenas através de um tubo, sem qualquer garantia de segurança.

“É um trabalho extremamente insalubre e perigoso”, alerta o sargento.

Devidamente registrada num documentário, a expedição também expõe sinais de que o rio Poti apresenta níveis de poluição alarmantes.

Segundo o vereador Antonio Aguiar, é possível observar que os aguapés estão presentes, sobretudo, no trecho do rio localizado na zona urbana da capital, o que comprova que a proliferação dessa espécie de planta aquática está diretamente associada à quantidade de lixo despejada no rio.

“Fazemos um apelo para que as autoridades fiquem atentas à situação do rio Poti.

O poder público e a sociedade civil precisam unir esforços para salvar esse importante rio, que agoniza diante dos nossos olhos, no coração da nossa cidade”, afirma Aguiar.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Meio Norte