Vereador David Rios encaminha projeto voltado para área de saúde na BA

PTB Notícias 18/08/2011, 11:07

Com o objetivo de compensar os gastos do sistema de saúde pública com os acidentes de trânsito, o vereador David Rios (PTB-BA) encaminhou projeto de Indicação nas esferas do município de Salvador, do Estado da Bahia e do governo federal, para que sejam destinados 5% da arrecadação com as multas de trânsito para os custeios com a saúde pública.

Na justificativa, Rios, que é médico ortopedista, informou que somente em 2010 o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou cerca de R$187 milhões, com 145.

920 internações hospitalares de vítimas de acidentes de trânsito, sem contar com os gastos com o atendimento ambulatorial.

O vereador citou dados do Ministério da Saúde para mostrar que, no ano passado, num grupo de 100 mil internações, 76,5 foram decorrentes de acidentes de trânsito.

Para David Rios “não é justo que o SUS, já debilitado financeiramente, termine arcando sozinho com uma grande despesa, em muitos casos, oriunda da irresponsabilidade de motoristas e da péssima conservação das estradas e vias públicas”.

Ele lembrou, ainda, que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pretende cobrar dos motoristas que causaram acidentes de trânsito valores para cobrir as despesas com os benefícios previdenciários pagos às vítimas que tiverem de se afastar do trabalho.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Câmara Municipal de Salvador