Vereador de Tangará defende redução da alíquota do IPVA em Mato Grosso

PTB Notícias 24/11/2009, 13:48

O vereador Luiz Henrique Barbosa Mathias (PTB) quer a redução das alíquotas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em virtude da redução do IPI sobre veículos e motocicletas.

O petebista apresentou na sessão de ontem a indicação 1.

205/09, que indica ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), o encaminhamento ao Governo do Estado de propositura pela redução.

Luiz Henrique aponta como exemplo o Estado de São Paulo, que confirmou recentemente a redução no IPVA, com percentual médio de 9,3% no imposto para o ano de 2010.

Em São Paulo, a redução média para carros é de 12,2%.

Para motos, de 9,8%.

O IPVA dos de caminhões cairá em média 7,7%, dos utilitários 7,5% e de ônibus e microônibus, 4,1%.

De acordo com a justificativa feita pelo vereador, o cálculo da redução foi feito com base nos preços médios dos veículos apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em setembro de 2009, mês em que vigorava o desconto do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros novos.

O desconto derrubou o preço dos veículos usados e, conseqüentemente, forçou a queda do valor do IPVA.

Luís Henrique explica também que a redução do IPVA é uma medida justa, já que refletiria a redução verificada no IPI, que ocorreu em todos os estados da Federação.

“Assim como está fazendo o Governo do Estado de São Paulo, Mato Grosso deveria fazer”, concluiu Henrique.

Agência Trabalhista de Notícias com informações 24 Horas New – MT