Vereador defende metrô para toda região norte

PTB Notícias 8/06/2007, 19:38


Ao ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores de Curitiba, nesta semana, para falar sobre os estudos de viabilidade do metrô, o vereador Jair Cézar, do PTB paranaense, defendeu a extensão até Santa Cândida da linha prevista entre os bairros Pinheirinho e Cabral, para abranger a região do Boa Vista.

Na opinião do parlamentar, “a primeira linha do metrô não pode ser discriminatória e deve atingir toda a região norte, viabilizando desenvolvimento para todos os moradores que dependem do transporte urbano”.

A idéia de implantação do metrô vem, segundo Jair Cézar, sendo discutida desde dezembro do ano passado, quando a cidade sediou evento sobre equipamentos para a construção.

Na época, também conforme o vereador, o então presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luis Henrique Fragomeni, afirmou que havia uma comissão estudando o assunto.

Tudo indica que “esses estudos estavam adiantados”, explicou o parlamentar petebista.

A primeira linha do metrô abrangeria, de acordo com os estudos, desde o Pinheirinho até o Cabral, numa extensão de 14,3 km.

Jair Cézar, que preside a Comissão de Serviço Público, considerou a distância discriminatória para o progresso da região e sugeriu aumentá-la para 19 km, até Santa Cândida.

O vereador afirmou que, desde janeiro, a questão continua na pauta de discussões, contudo indicando o percurso apenas até o Terminal do Cabral.

Jair Cézar pediu apoio dos demais colegas para ampliar a discussão: “queremos a inclusão do Terminal Santa Cândida, uma região tão grande quanto a do Capão Raso, que será plenamente beneficiada”, concluiu, acrescentando que “o custo será uma conseqüência natural do progresso da cidade”.

fonte: site da Câmara Municipal de Curitiba