Vereador Helio Godoy aprova educação no trânsito nas escolas municipais

PTB Notícias 29/12/2010, 8:17


Em Sorocaba (SP), a educação no trânsito pode começar antes mesmo dos jovens completarem 18 anos e conseguirem suas habilitações.

A Câmara aprovou um projeto de lei do vereador Helio Godoy (PTB) que autoriza a prefeitura a oferecer aulas de educação para o trânsito nas escolas municipais.

De acordo com a lei, a disciplina “educação para o trânsito” fará parte da grade curricular das escolas da cidade, e será desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Urbes.

Godoy defende que a lei é importante pois jovens bem educados na escola podem influenciar positivamente o hábito de suas famílias.

A nova lei prevê a instituição de um programa de educação para o trânsito contemplando, entre outras questões, a identificação do grau de periculosidade do trânsito por região escolar; a caracterização dos componentes de risco e acessibilidade universal no entorno e interior da escola; e a identificação da escola e seu posicionamento em relação à hierarquia viária municipal e aos componentes demográficos.

Além disso, o programa também determina a realização de pesquisa com pais e alunos da rede de ensino com o objetivo de caracterizar o padrão de mobilidade, a percepção de riscos de trajeto e a identificação das principais rotas de acesso escolar.

A participação dos alunos nas atividades de educação para o trânsito é voluntária e poderá contar com a colaboração de especialistas e pessoas da comunidade.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Rede Bom Dia