Vereador Idemar Barz homenageia 65 anos de escola de Pelotas (RS)

PTB Notícias 2/10/2014, 7:21


Em um discurso emocionado, o vereador de Pelotas (RS) Idemar Barz (PTB) homenageou a comunidade da Escola Especial Professor Alfredo Dub, que vem superando inúmeras dificuldades para, ao longo de seus 65 anos de história, atender a milhares de alunos surdos, tornando-se referência no município e na zona sul.

“Depois que conheci o trabalho da escola, me engajei ao lado da sua equipe e com eles estive em Porto Alegre, buscando o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, na qual conseguimos R$ 30 mil”, disse Idemar.

O vereador relembrou a história da instituição, fundada em 27 de setembro de 1949 por Maria de Lourdes Furtado Magalhães, visitadora sanitária da Cruz Vermelha, que convivia com os mais diversos problemas e deficiências como surdez, deficiência mental e comprometimento da fala.

Maria de Lourdes foi orientada pelo professor Alfredo Dub, foniatra radicado na Argentina, quanto ao tratamento do problema de fala e deficiência auditiva, que a incentivou a fundar uma escola, auxiliada pelos colaboradores da Cruz Vermelha.

Como inspirador e patrono, o professor Alfredo Dub originou o nome da escola.

Na escola, tanto os alunos da rede regular de ensino quanto os que apresentam dificuldade de aprendizagem e transtornos de conduta e emoções recebem (no turno inverso) atendimentos especializados em apoio pedagógico, neuropediatria, psicologia, fonoaudiologia e serviço social.

O processo de triagem, bem como todas as atividades pedagógicas, recreativas e culturais são assessoradas por uma equipe técnica interdisciplinar, constituída por assistentes sociais, psicólogas, pedagogas, fonoaudióloga e neuropediatra.

Na Escola Especial Professor Alfredo Dub, os alunos são atendidos desde a estimulação precoce até a 8ª série do ensino fundamental.

Além do currículo regular, são oferecidas aulas de Língua de Sinais, Estimulação à Linguagem, Informática, Hora do Conto e Apoio Pedagógico.

As aulas são ministradas em Língua de Sinais (Libras).

AgradecimentoEm nome da comunidade escolar, o diretor-presidente, Gladimir Duarte Machado, agradeceu ao vereador Idemar Barz e aos demais parlamentares pela homenagem.

Ele disse que a escola faz inclusão social há 65 anos.

“Costumo dizer que o Alfredo Dub e as demais escolas que atendem especiais transformam vidas”, afirmou.

O diretor explicou que a escola é mantida por meio de convênio com a Secretaria da Ação Social e parceria com a Secretaria Municipal de Educação (com cedência e pagamento de professores), cedência de professores pela 5ª CRE, de auxílio da comunidade e eventos organizados pela diretoria executiva.

“A escola é a única do gênero na região, atendendo também aos municípios vizinhos.

As dificuldades para sua manutenção são enormes, mas contamos com a dedicação de professores, técnicos, funcionários e pais”, disse.

Os vereadores presentes à sessão da Câmara se uniram às homenagens, creditando à Escola Especial Professor Alfredo Dub o relevante papel de educar e tornar possível o sonho de inclusão social de milhares de crianças e adolescentes.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Pelotas Foto: Divulgação/CMP