Vereador Isaac Tayah presta homenagem aos moradores da Compensa

PTB Notícias 10/06/2011, 15:42


Em homenagem aos 45 anos de existência do bairro da Compensa, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma sessão especial nesta sexta-feira (10/06/2011), no Plenário Adriano Jorge.

De autoria do presidente da Casa, vereador Isaac Tayah, do PTB de Manaus, a solenidade teve a presença de parlamentares, moradores, representantes de associações e lideranças religiosas do bairro, localizado na Zona Oeste da capital.

Parabenizando os moradores, Tayah falou sobre as conquistas que a região adquiriu nesses anos.

“Sabemos que não é fácil iniciar o processo de construção de um bairro”, disse.

“A Compensa era um local totalmente desorganizado e hoje não é mais vista como um bairro, mas como uma cidade”, afirmou o petebista, ao dizer que muitos moradores ainda precisam ter melhorias nas moradias.

Segundo o Dr.

Gomes, do PMN, morador da Compensa há 30 anos, a luta vivida pela família Borel, que era proprietária das áreas que originaram o bairro, foi fundamental para o atual desenvolvimento do local.

O vereador destacou o desafio enfrentado por Maria Borel depois da morte do marido.

“Maria Borel é a matriarca e representa a força da mulher amazonense, que luta pela sua propriedade.

“O presidente da Associação dos moradores, Itamar Nunes, ressaltou o importante trabalho feito pela luta a escola de samba, atualmente campeã do grupo de acesso.

Entretanto, cobrou para que o bairro avance no quesito cultura.

“A Casa poderia criar um projeto itinerante para levar cultura, o que significaria alegria e oportunidade de trabalho.

Ainda hoje sofremos com falta de patrocínio”, sugeriu Nunes, ao reconhecer que “a Câmara está proporcionando oportunidade de aproximação entre os parlamentares e a comunidade”.

Durante o evento, alguns representantes também sugeriram temas de melhorias para discussões em audiências públicas na CMM, como segurança em escolas e para as mulheres, e o estudo de um plano que permita escoamento do trânsito nas principais vias do bairro.

O presidente da Câmara, o petebista Isaac Tayah, afirmou que será criado um plano estratégico no Plano Diretor para avaliação do trânsito no local.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de Manaus (AM)