Vereador João Manoel dos Santos recebe alunos de colégio de Piracicaba

PTB Notícias 28/03/2014, 9:11


A Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP) recebeu na quinta-feira (27/3/2014), a convite do vereador João Manoel dos Santos (PTB), os alunos da Escola Professora Dionette Calegaro Miori, para participarem do projeto “Conheça o Legislativo”, que tem como objetivo mostrar o trabalho dos vereadores e da Câmara, através de exposições, palestras, projeção de filmes e fotos.

Acompanhados pela professora Sandra Carqueijeiro, os alunos assistiram a palestra ministrada pelo advogado Bruno Oliveira sobre a história de Piracicaba, o surgimento da Câmara de Vereadores, a trajetória do primeiro presidente civil da República, Prudente de Morais, e o sistema de governo republicano e dos Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, que explicou como funciona cada um deles e seu papel no contexto político e social do país.

Em seguida, o agente legislativo James Granziol explicou como funciona a Câmara de Vereadores, a função dos parlamentares, como são elaboradas as leis e coordenou a simulação de uma reunião ordinária, em que os estudantes interpretaram o papel dos parlamentares e fizeram a simulação de uma reunião ordinária, onde discutiram e votaram o projeto de lei que está em tramitação no Congresso Nacional sobre a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, sendo que a iniciativa foi aprovada pelos alunos.

A professora Sandra destacou a importância do projeto que mostra aos alunos como funciona o Poder Legislativo, suas atribuições e responsabilidades.

“É importante que os alunos vejam na pratica o que aprendem em sala de aula e que tenham consciência política.

“Os estudantes comentaram que conhecer na prática o trabalho do Legislativo, a função e os deveres dos vereadores foi interessante.

Muitos disseram que faziam outra ideia do que era a Câmara e de sua importância no contexto político da cidade e ficaram surpresos em saber que é o poder mais importante que o Executivo e o Judiciário.

O vereador João Manoel dos Santos comentou que seu objetivo, ao criar o projeto “Conheça o Legislativo”, foi levar ao conhecimento da população os trabalhos desenvolvidos pela Câmara e pelos vereadores, alertou aos jovens que o voto é coisa séria, pois pode mudar a história da cidade e disse que eles agora são agentes multiplicadores de tudo o que aprenderam durante a visita.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara de Vereadores de Piracicaba Foto: Câmara de Vereadores de Piracicaba