Vereador João Manoel dos Santos recebe presidente do IHG de Piracicaba

PTB Notícias 13/12/2013, 6:45


O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP), João Manoel dos Santos (PTB), no expediente da reunião ordinária de quinta-feira (12/12/2013) da Casa, recebeu em seu gabinete o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Vitor Pires Vencovsky, que na oportunidade ofereceu uma edição do livro “Dicionário de Piracicabanos”, que reverencia a memória do ex-jornalista e professor piracicabano Samuel Pfromm Netto ao divulgar um trabalho que preenche uma lacuna pela inexistência de compêndio biográfico que reflita a cidade desde a sua fundação, em 1767.

João Manoel agradeceu o recebimento do exemplar em nome dos demais parlamentares, e reiterou a importância do legado histórico do jornalista em suas obras que evidenciam o nome de Piracicaba.

Durante a reunião ordinária, o vereador João Manoel informou aos demais parlamentares o recebimento do dicionário, e reiterou que no início do ano que vem todos deverão receber uma unidade deste material de pesquisa que reflete os mais de 240 anos de história da cidade.

Piracicabano de nascimento, psicólogo, pedagogo, historiador e jornalista, Samuel Pfromm Netto foi professor da USP, onde realizou cursos de bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado, tendo feito estudos pós-graduados nos EUA, na Europa e no Japão.

Foi o responsável pelo dicionário, assim como pelas pesquisas que a sua elaboração demandou, recorrendo à Instituições e bibliotecas especializadas.

O jornalista pertenceu a diversas academias e entidades de caráter cultural e científico, entre os quais os Institutos Históricos de São Paulo e de Piracicaba, a Academia Paulista de História, a Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, o Conselho Técnico da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, a Academia Paulista de Psicologia, a Academia Paulista de Educação e outras instituições.

No dicionário, o jornalista focalizou os mais destacados cidadãos que deixaram marcas em Piracicaba, com atuação na política, indústria, comércio, serviços, cultura, educação, economia, artes, ciência e tecnologia, esportes e mídia, que igualmente se notabilizaram, sendo que muitos deles, no Brasil e no exterior.

Nas páginas do dicionário desfilam nomes de famílias e de pessoas que ajudaram a construir a pujança de Piracicaba em seus quase 250 anos de existência.

Naturais do lugar, vindo de regiões distantes ou de outros países, são intelectuais, lideranças políticas, civis e religiosas, autoridades, professores, artistas, desportistas, empreendedores, profissionais liberais, mais também gente simples do povo, que enriqueceram com seu trabalho e com suas vidas as terras piracicabana e à história local.

O professor Samuel Pfromm Netto faleceu em 17 de novembro de 2012.

Graças à contribuição de pessoas e entidades comprometidas com a obra, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba presta uma homenagem ao ilustre professor, oferecendo como presente a todos os piracicabanos, natos ou de coração, seu derradeiro trabalho.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Piracicaba Foto: Andrey Moral