Vereador João Manoel promove visita de estudantes à Câmara de Piracicaba

PTB Notícias 17/04/2015, 7:29


A convite do vereador João Manoel dos Santos (PTB), aprendizes de 14 a 24 anos participaram do projeto ‘Conheça o Legislativo’, da Câmara de Piracicaba (SP), na quinta-feira (16/4/2015).

Em vez das disciplinas regulares, em sala de aula, 49 estudantes entenderam o funcionamento das leis e a formação dos poderes no país, estados e municípios.

“É algo muito importante para nós, que estamos num momento delicado, com vários protestos pelo país”, disse Raíssa Kaoani Mendes de Sousa, de 18 anos.

Repositora numa empresa de cosméticos, Raíssa acaba de concluir o ensino médio e frequenta o programa Aprendiz Legal, oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Em sua primeira visita à Câmara de Vereadores de Piracicaba, ela esteve com colegas de 14 a 24 anos para as atividades do projeto Conheça o Legislativo.

“Eu tentei tirar o meu título de eleitor aos 16 anos, mas perdi o prazo.

Como o meu primeiro voto será na próxima eleição, acredito que frequentar a Câmara me dará uma noção melhor da política.

” Questões como história da política, separação entre os poderes, corrupção, convenções sociais, fortalecimento da democracia e importância do voto pautaram as discussões.

Os servidores Fábio Bragança e James Granziol foram os responsáveis pelas orientações no Plenário Francisco Antonio Coelho.

Os aprendizes do CIEE também participaram de uma eleição fictícia para a Mesa Diretora da Câmara e colocaram em discussão a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, assunto em destaque na Câmara dos Deputados.

No mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade.

Este é o primeiro passo para que a proposta tramite no Congresso Nacional.

“Eu acho que, aos 16 anos, um jovem sabe o que está fazendo e deve pagar pelos seus próprios atos”, disse Victoria Previatti, a primeira a ocupar a tribuna da Câmara.

Na sequência, Sabrina Nunes da Conceição teve posicionamento oposto: “As pessoas com 16 anos não merecem as mesmas punições que os adultos”.

Já Isaque Mateus Santana da Silva defendeu mais rigidez nas penas em vez da redução.

Ao final, o “plenário jovenil” aprovou a aplicação da medida.

Criador do projeto Conheça o Legislativo, o vereador João Manoel dos Santos (PTB) cumprimentou os aprendizes utilizando versos bíblicos do livro de João, capitulo 8, versículo 32: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Na avaliação do parlamentar, é preciso constatar as situações “in loco” antes de pré-julgar a classe política.

“Nem tudo o que é dito sobre a política é verdade, numa época em que ela está tão desacreditada em nosso país”, ponderou, ao relembrar a frase do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, de que “o pior analfabeto é o analfabeto político.

“Acompanharam as atividades Ana Carolina Constant e Isabelle de Souza Góes, instrutoras do CIEE.

Elas explicaram que a turma frequenta o Centro uma vez por semana para disciplinas ligadas à cidadania, ética, direitos humanos e direitos do aprendiz, além de aulas específicas em suas áreas de atuação.

“O Conheça o Legislativo permite aos estudantes o entendimento sobre a Câmara, um local de participação.

” Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara de Vereadores de PiracicabaFoto: Paulo Ricardo dos Santos/CVP