Vereador Marcos Crippa questiona Prefeitura de Catanduva sobre creches

PTB Notícias 4/11/2013, 7:00


O presidente da Câmara Municipal de Catanduva, vereador Marcos Crippa (PTB-SP), amplia o coro de questionamentos dos parlamentares sobre a falta de vagas em creches no município.

Em requerimento elaborado, o chefe da Casa de Leis cita que a rede de creches é essencial para a educação.

“Pesquisas revelam que a taxa de reprovação em alguns anos já chegaram perto de 50% para alunos da rede pública na primeira e segunda série do ensino básico no Brasil.

Significa um tempo perdido para acentuada parte da infância e controle de vagas na rede de ensino.

Por outro lado, quando as crianças haviam sido atendidas em creches, os índices de reprovação naquelas mesmas séries caiam para 20%.

Menos da metade.

Resultado da alimentação que recebiam e, como defendem profissionais da área, resultado também do aceso aos brinquedos, estimulação e da sociabilização existente.

Estes fatores contribuem para reduzir a agressividade e bloquear seu crescimento para níveis bastante negativos”, comentou Crippa no documento.

O vereador do PTB afirmou ainda que a procura por vagas em creches tem crescido a cada ano, e isto tem preocupado a administração pública municipal, que chegou a anunciar a possibilidade de se efetivar convênios com escolas particulares, com o objetivo de aumentar a oferta de vagas, fato que criou uma expectativa positiva às mães e proprietários das instituições “Todavia, até a presente data não foi concluída esta intenção”, disse.

No requerimento, Crippa questiona se ainda prevalece a iniciativa em se buscar vagas nas creches privadas, por meio de convênios com o poder público.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal O Regional