Vereador Nestor Mikilita (PTB-PR) incentiva produção de maçãs em Palmas

PTB Notícias 26/07/2011, 16:09


Recentimente os vereadores Nestor Mikilita (PTB- PR), Juraci Antonelli (PSDB), Leonardo Maito (PSDB) acompanharam uma comitiva de produtores de maçãs de Palmas que se reuniu com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Na pauta do encontro estava o plano de revitalização dos pomares de maçã no município.

Palmas é responsável pela produção de 13 mil toneladas de maçãs por ano e o plano prevê a renovação dos pomares, que poderão ser consorciados com o plantio de frutas de caroço, para dar sustentabilidade financeira ao produtor durante o ano todo.

Segundo Mikilita, os produtores solicitaram que o secretário Ortigara contribua com a ampliação do acesso ao crédito apoiando junto a instituições financeiras, possibilitando assim uma renovação nos pomares, inclusive com cultivares mais moderna e produtiva.

O plano apresentado prevê a implantação de cerca de 100 hectares de pomares por ano, durante cinco anos.

O secretário se mostrou interessado em apoiar um polo forte de fruticultura no Paraná e disse que a maçã pode ser contemplada com uma linha de financiamento.

Destacou ainda que esse plano de renovação deve ser estabelecido em novas e modernas tecnologias para que os produtores alcancem produtividade, qualidade e tenham condições de colocar bem o produto no mercado, e consequentemente saldar os financiamentos.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Câmara Municipal de Palmas