Vereador petebista apela para que Instituto dos Cegos não feche

PTB Notícias 7/03/2008, 10:13


O vereador Tavinho Santos, presidente do PTB pessoense e vice-líder do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) na Câmara de João Pessoa (PB), fez um apelo ao governo do Estado e à prefeitura de João Pessoa, para que se unam em apoio ao Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, que ameaça fechar suas portas e suspender as atividades a partir da próxima segunda-feira (10/03), por conta de uma crise financeira.

“O Instituto é de extrema importância para os portadores de deficiência visual e não pode fechar suas portas.

Muita gente será prejudicada se isso vier acontecer.

Temos que fazer alguma coisa para isso ser evitado”, alerta o parlamentar.

E acrescentou: “Sem o apoio público, o Instituto não consegue sobreviver somente com a pouca ajuda vinda da iniciativa privada, através dos sócios e dos colaboradores”.

O Instituto dos Cegos da Paraíba, fundado em 1944 e com certidão de utilidade pública federal, fica localizado no Bairro dos Ipês, em João Pessoa, e mantém uma escola com turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, oferecendo diversos serviços aos portadores de deficiência visual, como educação musical, iniciação desportiva e educação física.

No setor reabilitatório, o Instituto ministra cursos de Orientação e Mobilidade (OM), Atividades da Vida Diária (AVD), Técnicas de Braille e Sorobã, Datilografia Braille, Escrita Cursiva, Iniciação à Microinformática e à Música.

Na área desportiva, desenvolve as modalidades de atletismo, futsal, natação e goalball, num trabalho de parceria com a Associação Paraibana de Cegos (Apace).

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Paraíba.

com)