Vereador petebista lidera pesquisa em Suzano para deputado federal

PTB Notícias 5/06/2010, 13:21


O presidente da Câmara Municipal de Suzano, o vereador petebista Israel Sampaio de Lacerda Filho, e o vereador Oswaldo dos Santos (PDT), o Fadul, estão tecnicamente empatados na disputa para deputado federal, conforme aponta a pesquisa Ibope Inteligência/DAT.

O petebista sai com uma ligeira vantagem, com 21% contra 17% do pedetista, na opinião dos suzanenses.

O pré-candidato do PR à reeleição, Valdemar Costa Neto, o Boy, aparece em terceiro, com 9%, seguido do ex-prefeito de Mogi das Cruzes Junji Abe (DEM), com 7%.

Outros dois pré-candidatos do Alto Tietê, a ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos Elaine Abissamra (PSB) e o ex-vereador ferrazense do PDT, Acir dos Santos, o Filló, estão nas últimas posições, com 3% e 2% respectivamente.

O Ibope Inteligência ouviu 406 eleitores em Suzano, entre os dias 21 e 24 de maio.

A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) sob o número 31799/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nº 13035/2010.

Apesar de ser um primeiro prognóstico, já é possível traçar um perfil dos principais eleitores de cada um dos pré-candidatos a concorrer a uma vaga no Congresso Nacional.

Lacerda tem a preferência das intenções de voto bem distribuídas nas quatro faixas etárias consideradas pelo instituto, que variam de 20% a 22%.

Já entre os níveis de escolaridade, o petebista conta com a maior parte da preferência (28%) entre as pessoas que tem da quinta a oitava série do ensino fundamental.

O seu concorrente direto, Fadul, é mais bem quisto pelos jovens (20%) que possuem entre 16 e 29 anos.

Entre os níveis de escolaridade, o pedetista também tem maior aceitação (24%) dos eleitores que estudaram até a oitava série do fundamental.

Outra disputa interessante neste cenário será entre Boy e Abe.

O republicano tem a maior parte de seu eleitorado entre faixas distintas: de 16 a 29 anos (11%) e acima de 50 anos (10%).

No que diz respeito ao grau de escolaridade, Costa Neto tem mais aprovação entre os menos instruídos (11%), que possuem da quinta até a oitava série.

O democrata tem perfil mais consolidado entre as pessoas de 30 a 39 anos (8%) e os mais instruí-dos (10%) com ensino médio e superior.

EspontâneaNa pesquisa espontânea do Ibope Inteligência em que os entrevistados citam nomes aleatoriamente sem a presença de uma lista, quatro políticos foram lembrados pelos eleitores como candidatos a deputado federal.

Israel Lacerda, Fadul, Junji Abe, Valdemar Costa Neto e até o deputado estadual Estevam Galvão (DEM), que não concorrerá a este cargo.

Todos têm 1% cada.

Oitenta e um por cento dos eleitores, no entanto, disseram que não sabem em quem votariam, e outros 10% votariam em branco ou anulariam seu voto.

Outros nomes citados com menos de 1% das intenções totalizaram 4%.

fonte: Diário do Alto Tietê (SP)