Vereador petebista quer CPI para investigar transporte irregular em Manaus

PTB Notícias 23/01/2011, 10:30

O vereador petebista Wilton Lira informou na última sexta-feira (21/01/2011) que vai articular a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Manaus – que deve acontecer logo no começo das atividades do legislativo da capital do Amazonas – para investigar o alto número de carros executivos atuando na cidade.

De acordo com o parlamentar, atualmente existem mais de 30 cooperativas atuando no sistema e, desse total, inúmeros veículos são clandestinos.

“Existem mais de quinhentos veículos executivos rodando na cidade”, assegurou o vereador petebista.

Além disso, Lira salientou que a Lei Orgânica do Município é clara quando diz que somente 10% de todos os carros do sistema devem ser executivos.

“Quero saber do presidente da SMTU quais são os critérios utilizados para a absorção desses carros para atuarem no sistema”, explicou.

Wilton Lira citou o exemplo da empresa Rent a Car, que segundo ele, além de disponibilizar carros executivos, atua no ramo de auto-peças, aluguel de veículos e oficinas além de fornecer serviços e cobrar taxas para a prefeitura de Manaus.

“Quais os reais critérios dessa escolha”, questionou o vereador.

Na opinião do vereador, a SMTU está aquém do que deve ser sua atuação na questão do transporte coletivo.

Segundo ele, a SMTU vai para portas de garagens prender ônibus que são velhos, mas não tira de circulação os executivos ilegais e nada faz com os moto taxistas que estão em todas as zonas das cidade.

“Beneficia alguns e com outros não faz nada”, avalia.

O parlamentar assegurou também que pedirá que o presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, seja destituído do cargo.

“Mas isso deverá ser feito no momento oportuno”.

fonte: site da Câmara Municipal de Manaus (AM)